ESP/CE conclui turma V do EpiSUS Fundamental

17 de abril de 2019 - 13:46 # # #

Assessoria de Comunicação da ESP/CE

A Escola de Saúde Pública do Ceará – Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), por meio do seu Centro de Educação Permanente em Vigilância da Saúde (CEVIG), encerrou na última terça-feira, 16, as atividades da 5ª turma, no estado do Ceará, do Curso de Aperfeiçoamento EpisSUS Fundamental. A iniciativa ocorre também em parceria com a Coordenadoria de Vigilância em Saúde da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (COVIG/SESA/CE) e o Ministério da Saúde (MS).

Ao todo, 25 novos profissionais foram formados por esta turma que contemplou cinco regiões de saúde da Macrorregião Norte do Ceará. Os egressos dessa formação atuam nos municípios de: Sobral, Tianguá, Crateús, Massapê, Nova Russas, Santana do Acaraú, Ipu, Santa Quitéria, Pacujá, Barroquinha, São Gonçalo do Amarante, Acaraú, Camocim e Fortaleza.

Ao longo das últimas cinco turmas formadas pelo curso, 105 profissionais concluíram a formação, criando uma rede ativa de epidemiologista de campo a nível fundamental no estado do Ceará. Os 25 profissionais formados nesta 5ª turma farão parte de um grupo de egressos qualificados para responder em tempo oportuno as situações de surtos e emergências em saúde pública nos municípios.

Todos os concludentes são, portanto, profissionais que atuam nos serviços de saúde pública dos municípios, desenvolvendo atividades relacionadas à coleta de dados de vigilância em saúde, monitoramento, análise e resposta oportuna.

A capacitação possui carga horária de 180 horas distribuídas em encontros presenciais e atividades de ensino aprendizagem no ambiente de trabalho. O programa foi implantado no Brasil em março de 2017, por meio de um projeto piloto desenvolvido em parceria com o Ministério da Saúde, a Rede de Programas de Treinamento em Epidemiologia de Campo e Intervenções em Saúde (TEPHINET) e o Centers for Disease Control and Prevention.

A iniciativa visa implantar no Brasil um modelo piramidal de treinamentos epidemiológicos de campo, com três níveis: Fundamental, Intermediário e Avançado. No EpiSUS-Fundamental, adota-se a característica de treinamento em serviço, com enfoque predominantemente prático, visando o aprimoramento das habilidades do profissional no contexto de sua atuação. Entre os temas abordados na formação destacam-se: análise e interpretação de dados da vigilância, incluindo as ações de detecção e resposta a eventos relevantes de saúde pública e comunicação técnica nas modalidades oral e escrita.