ESP/CE participa de 10ª Conferência Municipal de Saúde de Caucaia

11 de abril de 2019 - 16:29 # # #

Assessoria de Comunicação da ESP/CE

A Escola de Saúde Pública do Ceará – Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE) participou nesta quarta-feira, 10, da 10ª Conferência Municipal de Saúde de Caucaia. O evento, cujo tema é Democracia e Saúde”, reúne gestores, pesquisadores e profissionais da saúde em torno de uma programação composta por palestras, mesas redondas, painéis e trabalhos de grupo. Na ocasião a ESP/CE foi representada por Jadson Franco, pesquisador supervisor do Centro de Investigação Científica da ESP/CE (Cenic).

Durante as apresentações, os gestores destacaram a parceria com a ESP/CE que viabilizam ações de educação permanente no município de Caucaia. De acordo com os gestores, esse trabalho interinstitucional tem colaborado significativamente para as transformações das práticas, principalmente no tocante à Atenção Primária em Saúde.

O supervisor do Cenic, Jadson Franco, enfatizou o trabalho da instituição a partir do quadrilátero formado por: instituições formadoras, gestores de saúde, trabalhadores da saúde e controle social. “A ESP/CE, estar no maior fórum de participação popular do município de Caucaia, só reafirma o compromisso que a instituição tem com o Sistema Único de Saúde (SUS).

De acordo com o Prefeito de Caucaia, Naumi Amorim, ressaltou o processo de construção que antecedeu a realização da conferência, compreendeu 13 pré-conferências locais em uma ampla escuta de diversos segmentos da sociedade no município de Caucaia. “Nada mais oportuno do que aproveitar esse processo para se avaliar o desempenho do sistema de saúde, além de servir também, para propor diretrizes e encaminhamentos para a Conferência Estadual de Saúde que se avizinha”, lembra.

Conferência Estadual

Segundo informações do Conselho Estadual de Saúde do Ceará (Cesau), a 8ª Conferência Estadual de Saúde ocorrerá entre os dias 26 e 27 de junho e deverá mobilizar os Conselhos Municipais de Saúde e a sociedade civil em discussões acerca do tema: “Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS”.