Campanha de Vacinação inicia-se em todo o Ceará

11 de abril de 2019 - 13:54 # # #

Assessoria de Comunicação da ESP/CE / Assessoria de Comunicação da SESA

Teve início na manhã desta quarta-feira, 10, a 21ª Campanha Nacional contra a Influenza no Ceará. Neste primeiro momento, devem ser vacinados gestantes e crianças de 6 meses até menores de 6 anos. A vacina estará disponível em todos os postos de saúde dos 184 municípios cearenses. No Centro de Saúde Escola Meireles, unidade da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (SESA), os atendimentos ocorrem a partir das 8 horas e segue até as 17 horas. Somente em 2018, o centro atingiu o número de 20 mil doses aplicadas durante toda a campanha.

“A vacinação tem objetivo de reduzir complicações, formas graves e mortes pela doença. Vacinar é proteger”, lembra Daniele Queiroz, coordenadora da Vigilância em Saúde do Ceará. A partir do dia 22 de abril a 31 de maio, a campanha passa a abranger também um outro grupo prioritário formado por idosos com 60 anos ou mais, mulheres com até 45 dias pós-parto, doentes crônicos, trabalhadores da saúde, população indígena, adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas, população carcerária e funcionários do sistema prisional e professores de escolas públicas e particulares.

De acordo com informações da SESA, desde 2008 o Ceará alcança a meta de cobertura de vacinação contra a gripe. Em 2019, a meta é vacinar 2.509.776 pessoas em todo o Estado. Por ser trivalente, a vacina contra a Influenza protege contra H1N1, H3N2 e B/colorado/06/2017. A escolha dos grupos prioritários segue recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). Essa definição também é respaldada por estudos epidemiológicos e pela observação do comportamento das infecções respiratórias, que têm como principal agente os vírus da gripe.

A vacinação para as pessoas com doenças crônicas deve ser realizada em todos os postos de saúde no Ceará. No entanto, o governo orienta sobre a necessidade de prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina. Esse documento deverá ser apresentado no ato da vacinação.

A influenza é uma doença sazonal, mais comum no inverno. No Brasil, devido às diferenças climáticas e geográficas, podem ocorrer diferentes intensidades de sazonalidade da influenza e em diferentes períodos nos estados.

Durante a Campanha de Vacinação Contra a Gripe, as crianças e gestantes poderão atualizar a caderneta de vacinação, pois todas as vacinas indicadas para esses grupos têm nos postos de saúde. Clique aqui e confira o Calendário Nacional de Vacinação 2019.

Em 2019, o Ceará já confirmou 2013 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) até 2 de abril. Desse total, quatro foram causados pelo vírus influenza A H1N1, quatro pelo vírus da influenza A H3/sazonal, 52 por outros vírus respiratórios (VSR), 118 foram SRAG não especificada e 35 estão em investigação. Clique aqui e confira a nota técnica.