Tratamento e prevenção do câncer uterino são debatidos na ESP/CE

29 de março de 2019 - 16:31

Assessoria de Comunicação e Marketing - ESP/CE | ascom@esp.ce.gov.br

Há cerca de sete anos, Maria Tereza descobriu que teria de fazer uma cirurgia para retirada de dois nódulos. Após a realização de um procedimento bem-sucedido, ela conta com orgulho da batalha vencida contra o câncer de mama. “A prevenção foi determinante para o meu tratamento”, afirma. Ela foi uma das participantes entre acadêmicos, profissionais da saúde e comunidade em geral que estiveram presentes em uma roda de conversa realizada na Escola de Saúde Pública do Ceará – Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE) cujo tema foi “Os Desafios no Combate ao Câncer de Colo de Útero”.

O encontro teve como expositora a médica patologista Denise Nunes Oliveira. Ela destacou a importância de encontros como este, enfatizando a participação da sociedade. “Muitas dessas pessoas são formadoras de opinião e podem ser multiplicadoras na defesa desse método preventivo do câncer de colo”, afirma.

De acordo com informações do Instituto do Câncer (Inca), o câncer de colo de útero é o segundo tumor mais frequente entre as mulheres, perdendo apenas para o câncer de mama. Sua incidência ocorre geralmente entre mulheres de 40 a 60 anis de idade. Quando não tratada, a doença pode evoluir para um caso mais severo, como por exemplo o Carcinoma invasivo do colo uterino (tumor maligno). “A sintomatologia do câncer do colo é muito tardia. Esse é o papel do exame preventivo: diagnosticar o câncer invasor”, conta.

Depoimento

Maria Roseli Andrade – Cozinheira

O encontro de hoje me tirou várias dúvidas. Realizo meus exames a cada ano porque é muito importante estarmos atento à nossa saúde. Eu aconselho a todas as mulheres, e aos homens também, a procurarem o médico ao menos uma vez ao não para realizar seus exames.