ESP/CE retoma Curso Técnico de Agente Comunitário de Saúde em Quixadá

29 de março de 2019 - 16:52

Assessoria de Comunicação e Marketing - ESP/CE | ascom@esp.ce.gov.br

A Escola de Saúde Pública do Ceará – Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), por meio da sua Diretoria de Educação Profissional em Saúde (Dieps), iniciou na última semana uma agenda de compromissos do Curso Técnico de Agente Comunitário de Saúde (Ctacs) nos municípios de Quixadá, Guaramiranga, Capistrano e Pindoretama.

O primeiro compromisso ocorreu no dia 12 de março quando a equipe pedagógica do curso se reuniu com os profissionais e as lideranças da gestão local para assinarem a pactuação que retomará a formação em Quixadá. A turma composta por 158 Agentes Comunitários de Saúde (ACS) iniciou suas atividades em agosto de 2017.

Nessa etapa de retomada, os encontros objetivam a formalização das etapas de trabalho do curso. A ideia, segundo a equipe pedagógica, é facilitar um processo de reflexão sobre as necessidades de saúde do território relacionadas aos aspectos sociais, à violência e outros fatores determinantes da saúde.

A coordenadora do Ctacs, Janaína Norões, ressalta a importância da continuidade da capacitação para o aperfeiçoamento do trabalho exercido por esses atores. “A ESP/CE entende que é preciso capacitarmos essas pessoas que desempenham um papel tão importante nas bases do Sistema único de Saúde (SUS)”, destaca.

Passado esse momento, os ACS e seus facilitadores construirão um mapa por micro área das suas unidades de saúde.  Isso constituirá na elaboração de um Mapeamento de Vulnerabilidades Sociais e seus Indicadores de Saúde.

O curso

O CTACS tem o desafio de profissionalizar e certificar os primeiros Técnicos de Agente Comunitários de Saúde do Ceará. A proposta visa qualificar suas atuações profissionais, fortalecendo-os enquanto categoria profissional, além de potencializar seus papeis no processo de transformação do modelo de atenção à saúde.

O curso está estruturado em itinerários formativos organizados em três etapas interdependentes relacionadas aos níveis da evolução, desenvolvimento e aprofundamento de seus conteúdos.