RIS-ESP/CE realiza Mostra de Impactos e Vivências

22 de fevereiro de 2019 - 14:46

A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), por meio do seu Programa de Pós-Graduação na modalidade Residência Multiprofissional em Saúde / Residência Integrada em Saúde da Escola de Saúde Pública do Ceará (RIS-ESP/CE), realizará nos próximos dias 20 a 22 de fevereiro, os ritos de encerramento da sua 4ª turma (2017-2019). O evento ocorrerá na sede da ESP/CE a partir de apresentações das Mostras de Impactos e Mostra de Vivências / Estágios Eletivos.

A Mostra de Impactos objetiva a socialização das produções e inovações implantadas e implementadas pelos coletivos dos cerca de 300 profissionais de saúde-residentes e preceptores da IV Turma da RIS-ESP/CE. Cada equipe dos componentes municipal e hospitalar terá 15 minutos para socialização das suas vivências a serem apresentadas. Todas as equipes RIS-ESP/CE tem feito ao longo de fevereiro de 2019, a mesma apresentação para os Conselhos Locais de Saúde, gestores, usuários e comunidades dos municípios e hospitais de atuação no período 2017 – 2019.

Já a Mostra de Vivências / Estágios Eletivos tem o objetivo de socializar os aprendizados e as experiências vividas nos diversos contextos dos serviços de saúde ou outras políticas do cenário local, estadual, regional, nacional ou internacional. As apresentações ocorrerão na Praça da ESP/CE em forma de mostra temática de banners a serem visitados por docentes, expertises e gestores do Ceará convidados.

A solenidade de encerramento desta IV Turma ocorrerá no dia 22 na sede da ESP/CE. E a finalização das atividades dos profissionais de saúde-residentes nos cenários de prática está prevista para 28 de fevereiro.

RIS-ESP/CE

A Residência Multiprofissional em Saúde / Residência Integrada em Saúde da Escola de Saúde Pública do Ceará (RIS-ESP/CE) já formou mais de 1.100 profissionais. A iniciativa constitui ensino de pós-graduação Lato Sensu (especialização), destinado às profissões da saúde, para graduados em Instituição Ensino Superior e situação regular nos Conselhos Profissionais de classe.

Caracteriza-se por ensino-aprendizagem em serviço, com carga horária de 60 horas semanais, em regime de dedicação exclusiva ao programa, incluindo-se plantão e duração mínima de dois anos, com o acompanhamento de docentes-preceptores.

Desde 2013, ano que marca o princípio desta caminhada, a RIS-ESP/CE mostra-se como importante estratégia de fortalecimento do SUS e da formação dos trabalhadores da Saúde no Ceará, sempre comprometida com a universalidade, a integralidade e a equidade, princípios doutrinários do nosso sistema de saúde nacional.

Mostra de Impactos e de Vivências/Estágios da RIS-ESP/CE

Data: 20, 21 e 22 de fevereiro