Incontinência urinária é tema de palestra

22 de fevereiro de 2019 - 14:49

Assessoria de Comunicação e Marketing - ESP/CE | ascom@esp.ce.gov.br

 

A Escola de Saúde Pública do Ceará, por meio do Centro de Extensão em Saúde, promove, hoje, às 13h30m, no auditório Galba Araújo, a palestra “Conhecendo a Incontinência Urinária: como prevenir e quais os tratamentos utilizados”. A atividade conta com a parceira do Centro Universitário Estácio do Ceará.

As informações sobre Incontinência Urinária serão repassadas pelas fisioterapeutas Gizelle Arcanjo, Maria Edna Jacinto e Cleoneide Pinheiro, professoras do Centro Universitário Estácio do Ceará. O evento é aberto ao público interno e externo.

Com essa palestra, o Centro de Extensão em Saúde inicia as atividades do projeto de Incontinência Urinária, inserido no contexto do Programa Saúde da Mulher, que tem como objetivo realizar um conjunto de ações sistemáticas de incentivo à promoção da saúde e prevenção de agravos da saúde das mulheres do Ceará.

O que é Incontinência Urinária?

Incontinência Urinária é a perda involuntária da urina pela uretra. Afeta pessoas de ambos os sexos em diferentes faixas etárias. A incidência aumenta progressivamente com a idade, sendo que um em cada três indivíduos idosos apresenta algum problema com o controle da bexiga. As mulheres, contudo, tem três vezes mais chances de sofrerem incontinência, principalmente por causa do esforço físico causado pela gestação e por uma queda nos níveis de estrogênio depois da menopausa.

A perda involuntária de urina é uma condição constrangedora e tem consequências na qualidade de vida, causando muitas vezes marginalização do convívio social e frustrações psicossociais. Em virtude do medo de algum “acidente” muitas pessoas evitam a prática de esportes e atividades sociais. Até mesmo atos corriqueiros como tossir, espirrar ou dar risada pode acarretar em perda de urina e colocar o incontinente em uma situação desconfortável.