ESP/CE forma novos residentes

22 de fevereiro de 2019 - 14:52

Assessoria de Comunicação e Marketing - ESP/CE | ascom@esp.ce.gov.br

A Escola de Saúde Pública do Ceará, por meio da Diretoria de Pós Graduação em Saúde, promove, hoje, às 17h30m, a solenidade de conclusão das Residências Médicas em Rede, no auditório principal da instituição. Os residentes estão se formando nos programas de Pediatria; Medicina de Emergência ; Ginecologia e Obstetrícia; Psiquiatria; Cirurgia, Medicina de Família e Comunidade.

Desde a criação da ESP/CE, os programas de Residência Médica mantidos pela Secretaria da Saúde do Ceará passaram a ser vinculados funcional e administrativamente à ESP/CE e coordenados pelo Centro de Residência em Saúde (Ceres), com o objetivo de coordenar suas atividades.

Coube à ESP/CE, a partir de então, a publicação de manual, edital, processo seletivo, toda a parte burocrática e de organização, além de intermediação junto à SESA, hospitais e Comissão Nacional de Residência Médica. Atualmente, a ESP/CE vem ampliando sua participação visando a otimizar os programas que estão sendo criados. Nesse sentido, desenvolve pesquisas, com base em dados dos processos seletivos anteriores, conciliando as necessidades da rede pública de saúde estadual, com o interesse do profissional de saúde em optar por especializar-se em determinada área.

A partir de 15 de julho de 2011, a Coordenadoria de Residência Médica passou a ser denominada Centro de Residência em Saúde (Ceres). Sua missão é promover a melhoria da qualidade na atenção à saúde do Ceará, por intermédio do desenvolvimento de programas educacionais na modalidade de Residência para os profissionais de saúde.

O Ceres tem como focos: coordenar Programas de Residência Médica e Residência Multiprofissional mantidos no âmbito das instituições vinculadas à administração estadual; propor, com base em evidências estatísticas e necessidades, o número de vagas a serem ofertadas em cada programa ou sub-especialidade, de acordo com os objetivos da Sesa e da ESP/CE; desenvolver ações direcionadas para o contínuo aprimoramento dos programas de Residência Médica e Multiprofissional; desenvolver estratégias de estímulo ao exercício da preceptoria pelos profissionais que atuam nos programas de Residência; e promover o treinamento de preceptores nas áreas de ensino e pesquisa.