“Protocolos em Neonatologia” é lançado no Cremec

14 de fevereiro de 2019 - 15:35

Representantes da Escola de Saúde Pública do Ceará participaram do lançamento do livro “Protocolos em Neonatologia – Hospital Gonzaga Mota de Messejana”, ocorrido, no último dia 2, na sede do Conselho Regional de Medicina do Ceará (Cremec). O lançamento contou, também, com a presença de Francisco Romel Lima de Araújo, da Coordenadoria de Hospitais e Unidades Especializadas da Secretaria de Saúde de Fortaleza e representantes da Universidade de Fortaleza (Unifor).

O livro foi organizado por Ana Nery Melo Cavalcante, precpetora do Programa de Residências em Saúde da Escola de Saúde Pública do Ceará, e Cinara Carneiro Neves, coordenadora da Unidade Neonatal do Hospital Gonzaga Mota de Messejana.A publicação é um produto da integração ensino serviço.

No prefácio do livro, o superintendente da ESP/CE, Salustiano Pessoa, escreve que “o livro destina-se ao residente, aos profissionais de saúde e gestores que desejarem obter conhecimentos específicos para o cuidado da criança nos primórdios de sua existência, garantindo o que determina a Lei 8069/1990”.

Três componentes deram suporte à produção do livro. Um deles foi a presença do componente ensino, representado pela Escola de Saúde Pública do Ceará, e pelo internato da mulher, da criança, e do adolescente da Unifor. No livro, as autoras enfatizam a importância do suporte prestado pela gestão do Hospital Gonzaga Mota de Messejana e pelo corpo clínico da unidade neonatal na execução do projeto.