ESP/CE forma nova turma de Técnico em Saúde Bucal

28 de dezembro de 2018 - 14:40 # # #

A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), por meio da sua Diretoria de Educação Profissional em Saúde (Dieps), realizou, no último dia 27, a cerimônia de formatura da nova turma do Curso Técnico em Saúde Bucal. A turma é composta de 42 novos técnicos dos municípios de Aquiraz, Caucaia, Horizonte e Maracanaú.

Os profissionais em formação são auxiliares em Saúde Bucal atuantes no Sistema Único de Saúde. A cerimônia, que aconteceu no auditório principal da ESP/CE, contou com a presença dos familiares dos formandos, profissionais e gestores dos municípios. A turma iniciou suas atividades em setembro de 2017.

Entre os principais destaques do TSB estão a sua realização, que ocorre de forma descentralizada, a formação em serviço que, consequentemente, opera para trazer uma melhoria no desempenho profissional e da qualidade dos cuidados de saúde prestados. Além disso, tem uma proposta de trabalhar com problematizações, voltando-se para a construção do conhecimento a partir de um contexto de formação crítica.

O Curso Técnico em Saúde Bucal (TSB) é ofertado aos profissionais de nível médio da rede estadual ou municipal de saúde. As aulas ocorrem em por meio de metodologias teórico-práticas nos municípios-sede. Isso, segundo a coordenação do curso, possibilita o desenvolvimento das competências profissionais necessárias aos trabalhadores da área da saúde, bem como as competências específicas da profissão de TSB de modo coerente e no contexto do trabalho.

O curso possui carga horária de 1.800 horas, distribuídas em 1.200 horas teóricas-práticas e 600 horas de Estágio Supervisionado, com períodos de concentração e dispersão. Os períodos de concentração referem-se às aulas teóricas-práticas em sala de aula, laboratórios de práticas e estágio. Os de dispersão dizem respeito às atividades, trabalhos e pesquisas sugeridas a fim de permitir interação entre os conteúdos teóricos e prático-profissionais.

O Técnico em Saúde Bucal (TSB) é uma das ocupações auxiliares no âmbito da saúde bucal. Como as demais categorias auxiliares, essa ocupação foi criada com o objetivo de racionalizar o trabalho e aumentar sua produtividade e qualidade, visando ao desenvolvimento científico-tecnológico e às mudanças nas práticas e nos modelos de assistência. Historicamente, a incorporação desses trabalhadores permitiu tanto o aumento da cobertura, quanto a modificação no quadro de recursos humanos dos serviços de saúde. Eles são atores importantes para a promoção, prevenção e recuperação da saúde bucal, junto ao sistema público.