Curso de Vigilância e Controle das Arboviroses conclui 2º módulo

20 de dezembro de 2018 - 14:33 # # #

A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), por meio da sua Diretoria de Educação Profissional em Saúde (Dieps), encerrou na última semana as atividades do 2º módulo do Curso de Vigilância e Controle das Arboviroses. Ao todo, a formação recebeu cinco turmas compostas por profissionais das Secretarias Regionais I, III, IV, V e VI de Fortaleza. As presentes turmas da capital encerrarão suas atividades em 14 de dezembro.

Cada uma dessas turmas possui um quantitativo de 50 alunos, o que resulta um total de 250 profissionais em capacitação neste momento. Além de Fortaleza, o curso está ocorrendo simultaneamente nas cidades de Aracati, Tianguá, Itapajé e Paraipaba.

Para os próprios trabalhadores, onde muitos estão no serviço há mais de 20 anos e que participam da capacitação, essa é uma oportunidade de se aprimorar no fazer cotidiano da profissão. Todos os agentes de endemias que participam do curso trabalham na área de controle das suas Regionais de Saúde.

O Curso de Vigilância e Controle das Arboviroses foi lançado em 2018 pela ESP/CE por meio da sua Diretoria de Educação Profissional em Saúde (Dieps) em meio ao desafiador cenário epidemiológico identificado no Ceará ao longo de 2017. De acordo dados do Boletim Epidemiológico da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (SESA) de 2017, todo o processo de vigilância, investigação e análise do perfil epidemiológico devem ser intensificados pelos profissionais de saúde e gestores dos municípios.

Nessa premissa é que esta formação vem com o importante objetivo de capacitar os profissionais agentes de endemias dos municípios cearenses a fim de que se tornem aptos para o enfrentamento da Dengue, Chikungunya e Zika.

A formação possui carga horária de 60 horas, sendo 40 horas presenciais e 20 horas de atividades de ensino-aprendizagem em ambiente de trabalho. A carga horária presencial se dá por meio de cinco encontros de 8 horas.