ESP/CE realiza atividade de sensibilização contra HIV/AIDS

17 de dezembro de 2018 - 14:28 # # #

 

A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), por meio do seu Centro de Extensão em Saúde (Ceesa), realizará, no dia 18, mais uma ação de fomento à campanha do Dezembro Vermelho no Ceará. A iniciativa, intitulada “Ação de Sensibilização e Prevenção do HIV/AIDS”, ocorrerá a partir das 9 horas na sede da ESP/CE e contará com uma série de atividades e debates acerca desta temática.

De acordo com a equipe do Ceesa, serão realizadas prestações de serviços e cuidados básicos como: aferição de pressão, teste de glicemia e uma oficina do uso correto de preservativos. Além disso, ocorrerá uma roda de conversa com Vando Oliveira, coordenador da Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV (RPN).

O evento será aberto ao público e os interessados em colaborar com a causa poderão fazê-lo por meio de doações de materiais de higiene pessoal. Os donativos poderão ser entregues na sede da ESP/CE ou na sala do Ceesa e serão encaminhados ao RNP. Para mais informações, entre em contato pelo número: (85) 34866199.

A campanha

As ações do Dezembro Vermelho são realizadas em parcerias entre o poder público e sociedade civil, de acordo com as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) para enfrentamento da Aids e outras ISTs. A ESP/CE está engajada no movimento e, desde o dia 1º, tem realizado ações de fomento à causa por meio de uma série de atividades de extensão desenvolvidas pelo Centro de Extensão em Saúde (Ceesa).

A programação no Ceará tem atividades como encontro com os profissionais dos serviços de referência em HIV/Aids, oficinas de prevenção, monitoramento e avaliação das ações de controle das IST, HIV/Aids e Hepatites Virais, realização de teste rápido e mobilizações nas escolas.

O calendário da rede SESA terá segmento, no dia 19, com a mobilização “Fique Sabendo” que realizará testes rápidos para HIV no Vapt Vupt Antônio Bezerra, localizado na Rua Demétrio Menezes, 3750, Antônio Bezerra, no período de 8 às 12 horas. No dia 20, a mobilização acontecerá  no Vapt Vupt de Messejana, localizado na Avenida Jornalista Tomaz Coelho, 408, Messejana de 8 às 12 horas.