ESP/CE conclui Projeto Bem Viver

14 de dezembro de 2018 - 14:07 # # #

 

A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), por meio do seu Centro de Extensão em Saúde (CEESA), realizou nesta quarta-feira, 12, o encerramento do Projeto de Extensão Bem Viver – Poço da Draga (Adolescência). O encontro ocorreu na ONG Velaumar, e reuniu parte da equipe do Ceesa e jovens do bairro que participaram das atividades no projeto ao longo dos últimos três meses.

A iniciativa faz parte das ações de extensão da Rede Cearense de Promoção em Saúde, sob coordenação do CEESA. Ao todo, foram realizados 7 encontros iniciados em setembro e concluídos nesta quarta-feira. De acordo com a equipe responsável pelo projeto, há cerca de 505 famílias daquela localidade expostas a vulnerabilidades sociais e de saúde. E é nesse sentido que o Projeto Bem Viver opera com a finalidade de orientar e empoderar a população sobre qualidade de vida e saúde através da manutenção de estilo de vida saudável.

Para Denise Araújo, coordenadora do projeto, o retorno dado pelos jovens participantes foi muito positivo. “Todas as contribuições são bem-vindas. Esse é um processo de aprendizado e é algo que vai trazer benefícios tanto para vocês, que estão na formação, quanto para nós, profissionais da saúde”, afirma, ressaltando a participação de estudantes de graduação na área da saúde que colaboraram diretamente com a iniciativa.

Ao todo, o projeto abordou 5 diferentes temáticas, sendo elas: Adolescer, Valorização da Vida e Prevenção de Suicídio, Saúde da Mulher, Alimentação Saudável, Promoção da Cultura de Paz.

Depoimento

Leandra Silva – Estudante, moradora do Poço da Draga

Esse encontro foi maravilhoso. Mas não apenas para mim, para cada pessoa aqui. Conseguimos conversar sobre diferenças e questões mais delicadas como suicídio, proteção durante o sexo, alimentação saudável. São aprendizados que poderemos desenvolver e levar para nossas vidas.