Curso Técnico em Saúde Bucal realiza ensaio de formatura

14 de dezembro de 2018 - 14:10 # # #

 

A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), por meio da sua Diretoria de Educação Profissional em Saúde (Dieps), realizou nesta sexta-feira, 14, o ensaio para a cerimônia de formatura da turma de Fortaleza do Curso Técnico em Saúde Bucal. Os profissionais estudantes se reuniram na própria sede da ESP/CE, local onde ocorrerá também a cerimônia oficial de formatura no próximo dia 27.

 

A presente turma é formada por trabalhadores dos municípios de Fortaleza e da Região Metropolitana. Entre os principais destaques do TSB estão a sua realização, que ocorre de forma descentralizada, a formação em serviço que, consequentemente, opera para trazer uma melhoria no desempenho profissional e da qualidade dos cuidados de saúde prestados. Além da sua proposta de trabalhar com problematizações, voltando-se para a construção do conhecimento a partir de um contexto de formação crítica.

 

O TSB é ofertado aos profissionais de nível médio da rede estadual ou municipal de saúde, onde cada turma se compõe de um total de 30 alunos, no máximo. As aulas ocorrem em por meio de metodologias teórico-práticas nos municípios-sede.

 

Isso, segundo a coordenação do curso, possibilita o desenvolvimento das competências profissionais necessárias aos trabalhadores da área da saúde, bem como as competências específicas da profissão de TSB de modo coerente e no contexto do trabalho.

 

O curso possui carga horária de 1.800 horas, distribuídas em 1.200 horas teórico-práticas e 600 horas de Estágio Supervisionado, com períodos de concentração e dispersão. Os períodos de concentração referem-se Às aulas teórico-práticas em sala de aula, laboratórios de práticas e estágio. Já os de dispersão, dizem respeito às atividades, trabalhos e pesquisas sugeridas a fim de permitir interação entre os conteúdos teórico e prático-profissionais.