Centro da Extensão da ESP/CE encerra dois projetos

10 de dezembro de 2018 - 12:00 # # #

Mais dois projetos desenvolvidos pelo Centro de Extensão em Saúde da Escola de Saúde Pública do Ceará (CEESA/ESP/CE) encerram suas atividades neste mês. São eles: Bem Viver e Saúde Integral da Mulher Idosa.

No dia 10, um evento marca o término do projeto Bem Viver, na ONG Velaumar, no Poço da Draga. Esse projeto está inserido nas ações de extensão da Rede Cearense de Promoção em Saúde. Ele foi desenvolvido na comunidade Poço da Draga, contemplando cerca de 505 famílias expostas a vulnerabilidades sociais e de saúde e teve como finalidade orientar e empoderar a população sobre qualidade de vida e saúde através da manutenção de estilo de vida saudável.

Desde sua implantação, em setembro passado, foram realizados nove encontros. Em cada encontro, foram debatidas questões de saúde como: Envelhecimento; Prestações de Serviços de Saúde; Valorização da Vida e Prevenção de Suicídio; Saúde da Mulher: prevenção do câncer de mama e do câncer de cólo de útero; Saúde do homem: prevenção do câncer de próstata e do câncer de cabeça de pênis; Saúde física; Alimentação Saudável.

O projeto promoveu oficinas, semanalmente, com idosos, nas segundas-feiras, das 9 às 11 horas, e com adolescentes, quinzenalmente, nas quartas-feiras, das 14 às 16 horas.

Idosas

No próximo dia 12, acontecerá o encerramento do projeto Saúde Integral da Mulher Idosa, no Abrigo Casa de Nazaré, que cuida de 41 idosas. Serão realizadas atividades com exercícios cinesiológicos funcionais e respiratórios com dança e música e, em seguida, será oferecido um café da manhã.

Iniciado em setembro passado, esse projeto executou ações de promoção de saúde e contou com a colaboração de profissionais da área da saúde do CEESA/ESP/CE e acadêmicos de graduação da Universidade Federal do Ceará, do Centro Universitário Unifanor e do Centro Universitário Estácio Sá.

Localizado na Rua Padre João Piamarta 465, no bairro Bom Futuro, o Abrigo Casa de Nazaré é uma Organização Não-governamental que recebe doações para o custeio/investimento da manutenção do local para elaborar trabalhos de cuidados para mulheres idosas, cada uma com sua peculiaridade e grau de dependência funcional.

Estudos revelam que o envelhecimento da população traz consigo problemas de saúde que desafiam os sistemas de saúde e de previdência social. Os avanços no campo da saúde e da tecnologia permitiram para a população com acesso a serviços públicos ou privados adequados, uma melhor qualidade de vida nessa fase. Com base nessa realidade, o CEESA/ESP/CE investiu em ações de prevenção e promoção de saúde.