Ricardo Ceccim faz conferência sobre o SUS na ESP/CE

26 de novembro de 2018 - 10:18 # # #

 

A Secretaria da Saúde do Ceará (SESA), por meio da Coordenadoria de Gestão da Educação Permanente em Saúde (CGEPS) e em parceria com a Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), realizará nesta terça-feira, 27, a conferência “O SUS resiste? Caminhos de luta da Educação Permanente em Saúde no Brasil”, proferida pelo professor Ricardo Burg Ceccim.

De natureza gratuita, o evento ocorrerá no auditório Maria José dos Santos Ferreira Gomes da ESP/CE. As inscrições ocorrerão no próprio local da conferência. A ocasião faz parte do conjunto de iniciativas que compõem a implementação da Política Cearense de Educação Permanente em Saúde. Sob coordenação do CGEPS e da SESA, a iniciativa visa o fomento de um conjunto de estratégias que ajudem a construir e qualificar o Plano Cearense de Educação Permanente em Saúde (PCEPS).

A ESP/CE integra esta ação como parte dos membros que compõe a comissão de avaliação e monitoramento da construção do Plano cearense de Educação Permanente em saúde, como membro na construção do plano e com pesquisadores no desenvolvimento da pesquisa “Caminhos percorridos na construção do Plano cearense de Educação Permanente em Saúde – Percursos e discursos”, em desenvolvimento pelo Centro de investigação Científica (Cenic) da ESP/CE e sob coordenação de Jadson Franco.

O programa

Instituído pela Portaria GM/MS nº 3.194, de 28 de novembro de 2017, o programa visa retomar o processo de implementação da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS), a partir do incentivo ao desenvolvimento de ações para a formação e a educação permanente de profissionais e trabalhadores em saúde necessários ao SUS, pelos estados e municípios do Brasil.

A Política Cearense de Educação Permanente em Saúde está sendo implementada em consonância com a PNEPS, onde é voltada para a formação e o desenvolvimento de trabalhadores do SUS. Além disso, também é compreendida como uma proposta de ação capaz de contribuir para a necessária transformação dos processos de trabalho e nas práticas de saúde.

Ricardo Ceccim é professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS), Doutor em Psicologia clínica e Pós-Doutor em Antropologia Médica. Dentro da proposta de implementação do PCEPS, é consultor do Centro de Investigação Científica (Cenic) da ESP/CE.