Curso de Especialização em Radioterapia forma nova turma

12 de novembro de 2018 - 15:28 # # #

Assessoria de comunicação da ESP/CE

A Escola Politécnica Joaquim Venâncio (EPSJV), em parceria com a Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), encerrou nesta sexta-feira, 9, uma importante etapa na formação técnica de nível médio na saúde do Brasil. Isso porque foi realizado nesta sexta-feira, 9, o encerramento da 4ª turma do Curso de Especialização Técnica de Nível Médio em Radioterapia com Ênfase em Aceleradores Lineares.

No Ceará, a ESP/CE foi a instituição que recebeu a capacitação, composta por 40 profissionais de diferentes cidades brasileiras. As atividades da presente turma iniciaram-se em 9 de julho de 2018 e, ao todo, 160 profissionais técnicos serão capacitados em cinco turmas que, até o momento, ocorreram nas cidades de São Paulo, Salvador, Curitiba, e agora, Fortaleza. As aulas teóricas presenciais desenvolvem-se em parceria com as Escolas Técnicas do Sistema Único de Saúde (ETSUS).

O coordenador do curso e professor da EPSJV, Alexandre Moreno, destacou a importância das parcerias firmadas em torno da capacitação. “Todos chegamos aqui juntos e sem esses parceiros isso aqui não seria possível. Vocês já faziam parte do Sistema Único de Saúde (SUS) e agora vão fazer mais parte ainda”, reforçou.

A capacitação tem, no seu caráter interinstitucional, sua maior força. Sua oferta destina-se a trabalhadores do SUS vinculados aos Centros de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Cacon) e Unidades de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) que integram o Plano de Expansão da Radioterapia no SUS, instituído pelo Ministério da Saúde por meio da Portaria 931, de 10 de maio de 2012.

O diretor da Educação Profissional da ESP/CE, Caio Cavalcanti, também destacou o caráter cooperativo entre as instituições organizadoras do curso. “Essa é uma formação técnica e profissional que está à altura dos desafios e da responsabilidade e da excelência da prática que vocês desempenham”, ressaltou.

O curso

O Curso de Especialização Técnica de Nível Médio em Radioterapia com Ênfase em Aceleradores Lineares ocorre de forma modular a partir de três eixos. Cada eixo é composto por parte teórica, estágio e atividades online.

A parte teórica totaliza um quantitativo de 80 horas em tempo integral; somadas a outras 144 horas de estágio supervisionado. Além de 71 horas relativas às atividades online, que ocorrem concomitantes ao estágio; 15 horas de estudo de caso presencial totalizando ao final da formação do curso 900 horas.

Até o momento, foram realizadas turmas nas ETSUS parceiras em São Paulo, na Bahia, em Curitiba e Fortaleza. A próxima, e quinta turma, deverá ocorrer na cidade da Bahia ainda em 2019.

Formação

O técnico em Radiologia, especializado em Radioterapia, é o profissional responsável tanto pela aquisição das imagens radiológicas para planejamento quanto à aplicação das radiações ionizantes nos pacientes.

Segundo a regulamentação da profissão, a carga horária de trabalho desses profissionais deve ser de, no máximo, 24 horas semanais. Para a utilização dos 80 aceleradores lineares previstos no Plano de Expansão de Radioterapia para o SUS, serão necessários 480 técnicos em Radiologia especialistas em Radioterapia.