Técnico em Saúde Bucal começa estágio

29 de junho de 2018 - 10:22 # # #

A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), por meio da sua Diretoria de Educação Profissional em Saúde (Dieps), realizou, no último dia 29, uma oficina de capacitação com os tutores que acompanharão os educandos do Curso Técnico em Saúde Bucal dos municípios de Caucaia, Horizonte, Aquiraz e Maracanau. As atividades do Estágio Supervisionado I terão início no dia 3.

De acordo com Elis Regina Vasconcelos, coordenadora do curso, o encontro foi direcionado aos dentistas que trabalharão como orientadores durante essa etapa da formação. Eles conhecerão detalhes sobre as suas atribuições e os principais instrumentos de avaliação dos educandos nessa etapa formativa. “Nesse momento, nós queremos repassar ao orientador que o estudante profissional tem de desenvolver no estágio aquilo o que ele aprendeu em sala de aula”, explica.

Ao longo do mês de julho, os 42 profissionais em capacitação irão cumprir carga horária de atividades práticas em 42 Unidades Básicas de Saúde daqueles municípios. Em função de readequação na agenda, a turma de Maracanaú definirá nas próximas semanas as datas para o início dessa etapa do curso.

As quatro turmas que compõem a Região Metropolitana de Fortaleza começaram a formação em setembro de 2017. As turmas contemplam profissionais que estejam, prioritariamente, em serviço do Sistema Único de Saúde (SUS) como profissional da rede municipal de saúde. As aulas ocorrem na própria ESP/CE durante às sextas-feiras nos períodos da manhã e tarde. Os estágios do curso serão realizados em unidades da Rede Municipal de Saúde.

O Curso Técnico em Saúde Bucal objetiva oferecer condições para que o estudante desenvolva as competências profissionais necessárias e comuns aos trabalhadores da área da saúde e nas atividades específicas da profissão de Técnico em Saúde Bucal.