EpisUS inicia segunda turma

29 de junho de 2018 - 10:06 # # #

 

A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), por meio do seu Centro de Educação Permanente em Vigilância da Saúde (Cevig), iniciará no período de 03 a 06 de julho próximos, as atividades da segunda turma descentralizada do Curso de Aperfeiçoamento EpiSUS-Fundamental. A formação ocorrerá em parceria com a Coordenadoria de Vigilância em Saúde (CVS) da Secretaria da Saúde do Ceará (SESA).

As atividades do curso acontecerão na cidade de Quixadá e serão destinadas a profissionais das Macrorregiões de Saúde do Sertão Central. Em 2017, foram realizadas no Ceará duas turmas da capacitação com aulas presenciais em Fortaleza. Ainda entre os dias 04 e 05 de junho houve a conclusão da turma da Região do Cariri, composta por 18 profissionais concludentes.

O EpiSUS-Fundamental representa o primeiro de três níveis de treinamento de uma estratégia denominada FETP-piramidal (FETP, pela sigla em inglês, Field Epidemiology Training Program), com duração de 12 semanas e adoção da mesma essência dos demais níveis, de ser um treinamento em serviço.

Nesse período, ocorrem duas oficinas teóricas, seguidas de parte prática. A terceira e última oficina, onde os trabalhos são apresentados, consiste no momento de compartilhar um dos produtos elaborados pelo treinando. Mas, além disso, é momento de fortalecer a rede local de trabalhadores de saúde pública, representando um passo fundamental para o fortalecimento da vigilância em saúde, em todas as esferas do Sistema Único de Saúde.