ESP/CE lidera Ranking de Resolubilidade das Ouvidorias

21 de junho de 2018 - 11:00 # # #

 

A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), órgão vinculado à Secretaria da Saúde do Ceará (SESA), ocupou primeiro lugar nos Rankings de “Resolubilidade das Ouvidorias Setoriais” e dos “Comitês Setoriais de Acesso à Informação” elaborados pela Controladoria Geral do Estado (CGE).

A ESP/CE figurou entre os órgãos com melhor “Resolubilidade das Ouvidorias Setoriais”, que remonta ao índice de resposta no prazo às manifestações de ouvidoria; e entre as instituições da esfera estadual com melhor índice de “Resolubilidade dos Comitês Setoriais de Acesso à Informação”, que diz respeito ao índice de resposta no prazo às solicitações de informação. Em ambas as relações, a ESP/CE alcançou um índice de resolubilidade de 100%.

Além dessas duas listas, a instituição ocupou a 48ª posição também no “Ranking da Transparência dos Sítios Institucionais do Governo do Ceará”. De acordo com a CGE, os Rankings de Transparência foram elaborados com base na avaliação de janeiro a abril de 2018 e operam no intuito de apresentar os resultados como uma ferramenta de acompanhamento da gestão e do exercício do Controle Social que o governo estadual disponibiliza à sociedade para que ela, consulte, pesquise e se manifeste.

As ferramentas operam no sentido de acompanhar o desempenho dos órgãos e entidades do Poder Executivo, com ênfase no cumprimento e respeito aos prazos das respostas dadas às demandas registradas pelos cidadãos. Esse retorno efetivo tem impacto direto na satisfação do usuário de política.

 

Política de Ouvidoria

A Política de Ouvidoria do Ceará visa fomentar a participação da sociedade e o exercício do controle social, assegurando o direito à cidadania e à transparência dos serviços prestados pelo Poder Executivo Estadual, com atuação ética, equânime e isenta, por meio da escuta imparcial das partes envolvidas, preservando o direito de livre expressão cidadão.

A Ouvidoria da ESP/CE, por exemplo, realiza atendimentos presenciais por meio da sua Central de Atendimento ou do seu Sistema de Ouvidora (SOU). Atualmente, o setor é composto pelas ouvidoras Dellane Emanuelle Pinheiro Gadelha Damasceno e Maria Elci Moreira Galvão. Quem desejar entrar em contato com o setor na ESP/CE pode fazê-lo pelo telefone (85) 3101-1428, pelos e-mails: emanuelle.damasceno@esp.ce.gov.br / elci.galvao@esp.ce.gov.br ou pelo SOU (no link: http://sou.cge.ce.gov.br/inicialPublico.seam ).