Correios homenageia a ESP/CE pelos 25 anos

18 de junho de 2018 - 11:26 # # #

A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE) recebeu homenagem da Agência dos Correios do Ceará pelos seus 25 anos de funcionamento. Durante a abertura do I Encontro Nordeste de Saúde da Família (ENESF) que aconteceu no Centro de Eventos do Ceará, entre os dias 13 e 15 de junho, o superintendente dos Correios no Ceará, Érico Sales, entregou o selo e o carimbo personalizado alusivos ao Jubileu de Prata da ESP/CE a Camilo Santana, governador do Ceará; Ciro Gomes, ex-ministro e ex-governador do Ceará, na ocasião representado pelo prefeito da cidade de Sobral, Ivo Gomes; Henrique Javi, secretário de Saúde do Ceará; Isabel Cavalcanti, secretária adjunta da Secretaria da Saúde do Ceará; e Salustiano Pessoa, superintendente da Escola de Saúde Pública do Ceará.

O ato integrou a cerimônia de abertura do encontro que reuniu cerca de cinco mil pessoas entre estudantes, pesquisadores e profissionais da saúde. A solenidade prestou ainda homenagens aos 31 anos da Implantação dos Agentes Comunitários de Saúde no Ceará; aos 30 anos do Sistema Único de Saúde (SUS); e aos 25 anos da Estratégia Saúde da Família. Na ocasião, o Governador do Ceará fez a entrega dos Selos do Projeto de Qualificação da Atenção Primária à Saúde (QualificaAPSUS Ceará) para 147 Unidades Básicas de Saúde de 88 municípios cearenses.

Ainda na manhã do dia 13, a programação contemplou diversos eventos, como a realização da VII EXPOESP, por meio da VI Mostra de Saberes da Educação Profissional em Saúde da ESP/CE, seguida da III Mostra Estadual de Residências em Saúde e da sua programação cultural da “Terreirada das Residências” e do Arraiá das Residências. “Esse momento representa um retrato da saúde no Ceará. É um momento muito importante para nosso Estado. Por isso, defender o Sistema Único de Saúde é uma prática daquilo que vocês representam”, ressaltou o secretário da Saúde do Ceará, Henrique Javi.

No dia 14, a ESP/CE mobilizou-se por meio de uma agitada agenda de atividades que incluíram o “Círculo de Cultura: Práticas Integrativas e Complementares em Saúde”. A ação foi facilitada por residentes do Programa de Residência Integrada em Saúde (RIS-ESP/CE) e buscou discutir as potencialidades das práticas populares de cuidado em saúde.

Nas discussões sobre as potencialidades e desafios dos programas de Residências em Saúde do Ceará, a III Mostra Estadual de Residências em Saúde do Ceará trouxe a socialização dos 152 trabalhos científicos inscritos no Encontro. No mesmo dia, o Centro de Educação Permanente em Vigilância em Saúde (Cevig) coordenou a I Mostra de Vigilância em Saúde, composta pelo expressivo número de 160 trabalhos aprovados para o evento.

Para encerrar sua agenda dentro do 1º ENESF, a ESP/CE participou da Oficina de Ressignificação do Curso Técnico para Agente Comunitário de Saúde. A atividade foi antecedida por uma mesa sobre esta temática e reuniu gestores da área da saúde municipal e estadual. A ESP/CE esteve representada pela equipe da sua Diretoria de Educação Profissional (Dieps).

O evento

Durante os três dias, o 1º Encontro Nordeste de Saúde da Família (ENESF) foi marcado por um conjunto de eventos cujo principal objetivo foi a troca de experiências e a produção de diálogos entre os atores dos serviços de saúde, instituições de ensino técnico e superior e membros dos Conselhos de Saúde (Nacional, Estadual e Municipais), sobre o atual estágio do desenvolvimento, as experiências, os resultados alcançados e os desafios postos para Estratégia Saúde da Família e para o Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil.

O evento foi uma realização do Governo do Ceará e do Ministério da Saúde, Fundação Oswaldo Cruz e do Conselho Estadual de Saúde do Ceará (Cesau), em parceria com a Prefeitura de Fortaleza, a Escola de Saúde Pública do Ceará, a Universidade Federal do Ceará, a Universidade Estadual do Ceará, a Escola de Formação em Saúde da Família Visconde de Saboia, Centro Universitário Christus, a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira e a Rede Nordeste de Formação em Saúde da Família.