“Mais Médicos” é pesquisado pela ESP/CE e OPAS

12 de junho de 2018 - 11:31 # # #

A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), por meio do Centro de Investigação Científica (Cenic), e em parceria com a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), está desenvolvendo um importante estudo acerca dos reflexos trazidos pelo Programa Mais Médicos no Ceará.

Intitulada de “Programa Mais Médicos no Ceará: Cenários de Vivências e Experiências Exitosas”, a pesquisa ocorre também em parceria com o Conselho das Secretárias Municipais de Saúde do Ceará (COSEMS-CE), a Secretaria de Saúde de Fortaleza (SMS) e Secretaria de Saúde do Ceará (SESA).

A pesquisa teve início em setembro de 2017 e, ao longo dos últimos meses, a OPAS organizou uma série de encontros e reuniões com os pesquisadores envolvidos na referente pesquisa, que seguiu a um cronograma de coleta de dados nos municípios e análise dos resultados coletados nos municípios do Ceará. Além das reuniões presenciais, os encaminhamentos do estudo foram feitos mediante envio de relatórios parciais à OPAS, na pessoa de Glauco Oliveira, como forma de acompanhamento e avaliação da pesquisa.

Para Jadson Franco, supervisor do Cenic, o estudo reflete a ampliação da oferta de serviços na rede básica de saúde, os avanços e desafios do sistema de saúde brasileiro. “E caracteriza o processo de organização e desenvolvimento do plano de educação permanente em saúde identificando as contribuições do Mais Médicos na Atenção Primária em Saúde, evidenciando as experiências exitosas no Ceará”, afirma.

Essa relevância foi igualmente pontuada pela professora Verônica Sales. De acordo com a pesquisadora, responsável pelo estudo, a pesquisa é também uma importante conquista em alusão aos 25 anos da ESP/CE, a ser comemorado no próximo mês. O representante da OPAS, Glauco Oliveira, elogiou o trabalho da ESP/CE junto ao desenvolvimento da pesquisa bem como do comprometimento de toda sua equipe de trabalho envolvida.

A equipe de pesquisadores do estudo “Programa Mais Médicos no Ceará: Cenários de Vivências e Experiências Exitosas” é composta por Maria Verônica Sales da Silva (UFC/ESP/CENIC); Jadson Franco, supervisor do Centro de Investigação Científica da ESP/CE; Marco Túlio (ESP/UFC); Lucilane Maria (UECE); Ana Maria Cavalcante (USP/ Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza), Jocileide Sales (USP/Secretaria Municipal de Saúde); Magda Almeida (UFC), Batista Cysnei (ESP/CE); Rocineide Ferreira; Juliana Sampaio (UFC/Cenic-ESP/CE).