Selo comemora os 25 anos da ESP/CE

11 de junho de 2018 - 11:35 # # #

 

A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE) participará da programação oficial do 1º Encontro Nordeste de Saúde da Família: em Defesa do SUS e da Estratégia Saúde da Família (ENESF 2018), que acontecerá de 13 a 15 de junho. Durante a solenidade de abertura do evento, a ser realizada na tarde do dia 13, no Centro de Eventos do Ceará, a instituição, que comemora seus 25 anos no dia 22 de julho de 2018, será homenageada com a entrega do “Selo 25 anos ESP/CE”. A homenagem, prestada pelos Correios do Ceará, marcará o início das comemorações.

Na ocasião, o superintendente estadual dos Correios no Ceará, Érico Jovino Sales, fará a entrega do selo e do carimbo personalizado alusivos ao Jubileu de Prata da ESP/CE à cinco autoridades do Estado: Camilo Sobreira de Santana, governador do Ceará; Ciro Ferreira Gomes, ex-ministro e ex-governador do Ceará; Henrique Jorge Javi de Sousa, secretário de Saúde do Ceará; Isabel Cristina Cavalcanti Carlos, secretária adjunta da Secretaria da Saúde do Ceará; e Salustiano Gomes de Pinho Pessoa, superintendente da Escola de Saúde Pública do Ceará.

O selo lançado simboliza o marco da trajetória histórica da ESP/CE na saúde pública do Ceará e será usado nas correspondências de uma das unidades dos Correios no Ceará por um período de 30 dias. Logo em seguida, comporá o acervo do Museu Nacional dos Correios em Brasília.

O superintendente da ESP/CE, Salustiano Pessoa, ressaltou a importância desse marco para a sociedade, destacando o compromisso da Escola com a capacitação permanente dos profissionais de saúde, com a melhoria contínua do serviço de saúde e a orientação adequada à população sobre os cuidados com a saúde. Para o gestor, o desejo é o de que “a ESP/CE continue avançando nos seus objetivos e tornando realidade suas ideias inovadoras, perpetuando, assim, sua história, já permeada de extremo sucesso”.

1º ENESF

Durante os três dias do ENESF, a ESP/CE comporá a programação científica e cultural do evento com a realização da VII EXPOESP. Em sua sétima edição, a mostra científica visa promover uma discussão sobre temas importantes para o sistema de saúde, utilizando diversas estratégias de divulgação do conhecimento como conferências, painéis, mesas redondas e apresentação de temas livres.

Foram submetidos 419 trabalhos para as três modalidades do evento: I Mostra de Vigilância em Saúde, III Mostra de Residências em Saúde e a VI Mostra de Saberes da Educação Profissional da ESP/CE. Desse total, 335 trabalhos foram aprovados e serão apresentados durante os três dias do encontro.

Desde 2005, a mostra busca oportunizar um espaço para divulgação e troca de experiências da produção técnica e científica dos alunos da ESP/CE, do seu corpo técnico, dos profissionais e pesquisadores de diversas instituições de ensino e pesquisa e da rede de atenção à saúde do Ceará e do Brasil.

O 1º Enesf está sendo organizado pelo Governo do Ceará (por intermédio da Secretaria da Saúde), Ministério da Saúde (através da Fundação Oswaldo Cruz) e do Conselho Estadual de Saúde do Ceará. O evento tem a parceria com a Prefeitura de Fortaleza, Escola de Saúde Pública do Ceará, Universidade Federal do Ceará, Universidade Estadual do Ceará, Escola de Formação em Saúde da Família Visconde de Saboia, Centro Universitário Christus e a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.