VII EXPOESP integra Encontro de Saúde da Família

7 de junho de 2018 - 11:38 # # #

 

Em sua sétima edição, a EXPOESP comporá a programação do 1º Encontro Nordeste de Saúde da Família (ENESF), a ser realizado no período de 13 a 15 de junho, no Centro de Eventos do Ceará (CEC). A EXPOESP é um evento que visa promover uma discussão sobre temas importantes para o sistema de saúde, utilizando diversas estratégias de divulgação do conhecimento como conferências, painéis, mesas redondas e apresentação de temas livres.

Foram submetidos 419 trabalhos para as três modalidades do evento: I Mostra de Vigilância em Saúde, III Mostra de Residências em Saúde e a VI Mostra de Saberes da Educação Profissional da ESP/CE. Desse total, 335 trabalhos foram aprovados e serão apresentados durante os três dias do encontro. O evento busca oportunizar, desde 2005, um espaço para divulgação e troca de experiências da produção técnica e científica dos alunos da ESP/CE, do seu corpo técnico, dos profissionais e pesquisadores de diversas instituições de ensino e pesquisa e da rede de atenção à saúde do Ceará e do Brasil.

O 1º Encontro Nordeste de Saúde da Família: em Defesa do SUS e da Estratégia Saúde da Família (ESF) reunirá um conjunto de atividades cuja principal finalidade será proporcionar a troca de experiências e a produção de diálogos entre os atores dos serviços de saúde, as instituições de ensino técnico e superior e membros dos Conselhos de Saúde (Nacional, Estadual e Municipais). Ainda como parte da programação, importantes marcos históricos serão celebrados no primeiro dia do evento, dia 13. Comemoração dos 25 anos da criação da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), com a entrega do Selo de 25 anos da ESP/CE pelo superintendente estadual do Correios no Ceará, Érico Jovino Sales, os 31 anos da institucionalização dos Agentes Comunitários de Saúde e os 24 anos da Estratégia Saúde da Família (ESF).

A iniciativa espera agregar todos os profissionais da ESF, incluindo agentes comunitários de saúde, técnicos de enfermagem e saúde bucal, residentes e preceptores das Residências em Saúde, profissionais dos Núcleos de Atenção à Saúde da Família (NASFs), de outras redes de atenção do SUS, profissionais de outros setores das políticas públicas e demais organizações que tenham interface com a ESF, como gestores, professores e pesquisadores de instituições de ensino superior e de pesquisa.

Além da VII EXPOESP, o 1º Encontro Nordeste Saúde da Família congregará outros eventos como a VI Mostra da Secretaria de Saúde de Fortaleza, a I Mostra Qualifica APSUS do Ceará, a Mostra Estadual do Programa Mais Médicos do Ceará, o I Encontro da Rede Nordeste de Formação em Saúde da Família, o Seminário Preparatório da ABRASCO – 25 Anos da ESF em Defesa do SUS e a I Mostra Estadual do Programa de Qualificação em Educação Popular em Saúde do Ceará (EdPopSUS).