ESP/CE e SESA firmam parceria no âmbito da Vigilância em Saúde

6 de junho de 2018 - 08:13

06 de junho de 2018 12:18

O Centro de Investigação Científica (Cenic), criado e mantido pela Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE) desde 2002, iniciou, no último dia 2, nova etapa de trabalhos desse semestre. Isso porque, por meio de uma parceria feita entre a Coordenadoria de Vigilância em Saúde (CVS) da Secretaria da Saúde do Ceará (SESA), o Cenic pactuou um Projeto para Produção de Conhecimento no Âmbito da Vigilância em Saúde.

Pela proposta, o Cenic se encarregará de realizar algumas ações, como a elaboração e aplicação dos instrumentos de pesquisa e seus consequentes resultados; a publicação de uma revista temática sobre Vigilância em Saúde; bem como a realização de oficinas de trabalho para produção de artigos científicos produzidos pelas equipes de Vigilância em Saúde da SESA, e a publicação dos anais desses mesmos estudos realizados.

Desde o último dia 2, o Cenic está sob a supervisão do pesquisador e mestre em Educação Profissional em Saúde, Jadson Franco. De acordo com o gestor, o projeto prevê o “desenvolvimento de um instrumento de pesquisa cuja aplicação se dará em 184 municípios cearenses, possibilitando evidências científicas para a tomada de decisões na área da Vigilância em Saúde e, ainda, a comunicação dos resultados em artigos científicos, bem como nos Cadernos ESP ”.

Em linhas gerais, o Cenic destaca a relevância do projeto em virtude de fomentar o estímulo à pesquisa no âmbito das ações em saúde a nível estadual. Assim como no reforço na disseminação das experiências que esses profissionais vivenciam e que resultam na produção de conhecimento e no aprimoramento de suas práticas.

A reunião para pactuação do projeto contou com as presenças da coordenadora da Vigilância em Saúde da SESA, Daniele Rocha Queiroz Lemos; assessores e técnicos da área, Sara Mendes e Patricia Leandra;  o supervisor do Cenic, Jadson Franco; e pesquisadores do Cenic, Lourdes Santos, Fabíola Castro e Francivânia Matos.

Contato: ascom@esp.ce.gov.br
Twitter: @espce