Baturité recebe Curso de Vigilância e Controle das Arboviroses

30 de maio de 2018 - 12:09

Qua, 30 de maio de 2018 15:08

A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), por meio da sua Diretoria de Educação Profissional em Saúde (Dieps), realizou nesta quarta-feira, 30, o lançamento do Curso Básico de Vigilância e Controle das Arboviroses no auditório do Centro Regional Integrado Administrativo (CRIA). A capacitação é destinada aos Agentes de Combate às Endemias da Regional de Saúde de Baturité.

O curso ocorre também em parceria com a Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (SESA) por meio da Coordenadoria de Promoção da Saúde/ Núcleo de Vetores (Nuvet) e Comitê Gestor Estadual de Políticas de Enfrentamento à Dengue, Zika e Chikungunya. A capacitação faz parte das 11 ações estratégicas de combate ao Aedes aegypti e enfrentamento às arboviroses, lançada pelo Governador do Estado do Ceará.

A formação capacitará 120 profissionais da Região e visa desenvolver e/ou aprofundar conhecimentos e habilidades para identificação e enfrentamento do mosquito Aedes aegypti, além da divulgação de informações e orientações aos usuários durante trabalho de campo e visitas domiciliares. Sua meta é a de capacitar um total de 800 profissionais na modalidade presencial.

Sua carga horária será composta por 40 horas de atividades presenciais, mediadas por facilitadores, atividades teóricas (aulas, discussão de casos, atividades de grupo) e 20 horas de atividades de ensino-aprendizagem no ambiente de trabalho.

Participaram da cerimônia de abertura da capacitação as seguintes autoridades: Caio Cavalcanti, Diretor da Educação Profissional em Saúde da ESP/CE e Coordenador do Comitê Gestor Estadual de Políticas de Enfrentamento à Dengue, Zika e Chikungunya; Roberta de Paula, Supervisora do Nuvet, Secretária da Saúde de Baturité, Cláudia Coelho. Fecharam a lista de autoridades os Coordenadores do Comitês Municipais Intersetorias de Enfrentamento às Arboviroses dio Ceará.

Contato: ascom@esp.ce.gov.br
Twitter: @espce