ESP/CE partilha experiências no Congresso do COSEMS

29 de maio de 2018 - 10:24

Ter, 29 de maio de 2018 16:41

 

 

 

A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE) participou, nos últimos dias 23 a 25 de maio, do XVII Congresso do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Ceará (COSEMS/CE). A escola apresentou na Universidade Regional do Cariri – Campus Multi-institucional Humberto Teixeira, em Iguatu, algumas das suas principais ações na área de Educação Permanente em Saúde em 2018.
 
 

 

De acordo com a gestora do Centro de Educação Permanente em Gestão de Saúde (Ceges), Wilma Lins, o evento foi uma frutífera oportunidade para um encontro interinstitucional da ESP/CE com as demais instituições de saúde do Estado e seus gestores. “A escola como uma instituição que forma para o Sistema Único de Saúde (SUS) está contribuindo para promover uma melhoria na qualidade dos serviços prestados”, afirmou, aproveitando para agradecer a toda a equipe da ESP/CE e demais parceiros que estiveram junto com a instituição prestigiando o evento. 
 
 

 

A ESP/CE participou da solenidade de abertura do dia 23, representada pelo superintendente Salustiano Pessoa. Além de Salustiano, a mesa deste momento contou com a presença de Josete Tavares, Presidente do Conselho das Secretarias Muncipais de Saúde do Ceará (Cosems); Henrique Javi, Secretário da Saúde do Estado do Ceará; Nilson Diniz, Prefeito de Cedro e Antônio Carlos Nardi, Secretário de Saúde do Estado do Paraná.
 
 

 

Nardi ministrou a palestra “Gestão e Planejamento na Saúde” e destacou a importância da ESP/CE na formação e fortalecimento dos profissionais da área da saúde. Dando segmento às atividades no evento, a ESP/CE realizou, ainda no dia 23, a divulgação do Curso Básico de Vigilância e Controle das Arboviroses, cujo lançamento ocorrerá nesta quarta-feira, 30 em Baturité. 
 
 

 

Na ocasião, uma equipe da Diretoria de Educação Profissional em Saúde (Dieps) realizou a apresentação do curso em um estande específico da instituição. Na ocasião, a diretoria assinou um importante Termo de Adesão dos municípios junto à ESP/CE ao Curso de Desenvolvimento Infantil.
 
 

 

No dia 24, as Residências Médica e Multiprofissional promoveram uma Roda de Conversa acerca sobre Impactos da Residência Médica em Psiquiatria em Iguatu. No fim do dia, houve uma mesa redonda sobre Socialização das Produções Tecnológicas da ESP/CE (Aplicativo de Urgência e Emergência e Plataforma EaD ESP/CE), apresentado pelo professor Cleyton Carvalho. 
 
 
 
O stand da ESP/CE no congresso também recebeu a visita  do Presidente do Cosems, Josete Tavares;  Presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Mauro Junqueira; do Secretário Executivo do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass), Jurandir Frutuoso; da Deputada Estadual, Mirian Sobreira;do Prefeito de Iguatu, Ednaldo Lavor; do Vice-Prefeito de Iguatu, Marcos Sobreira; e do Secretário de Saúde de Iguatu, Marcelo Sobreira. 
 
 

 

E encerrando a participação da ESP/CE no evento, o Centro de Educação Permanente em Vigilância em Saúde (Cevig) realizou o lançamento da Revista “Diálogos sobre as Experiências no Enfrentamento à Violência no Cariri” produzida pela Universidade Regional do Cariri (URCA) e ESP/CE. Além desse momento, o centro promoveu uma Roda de Conversa com o tema: Reflexão sobre a Violência no Contexto da Vigilância em Saúde, sob coordenação da professora universitária Lourdes Góes.  
 
 
 
Coletânea
 
 
A ESP/CE foi ainda a primeira instituição participante do evento a receber a coletânea da  Pesquisa para o Sistema Único de Saúde (SUS). O documento foi entregue pela assessora do Núcleo de Ciências e tecnologia da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (SESA), Maria do Carmo.
 
 
 
 
 
 
 
Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE
Contato: ascom@esp.ce.gov.br
Twitter: @espce
Facebook: espce