RIS-ESP/CE faz seminário sobre cancerologia

28 de maio de 2018 - 12:32

Seg, 28 de maio de 2018 16:34

 

 

 

A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), por meio do seu Programa de Residência Integrada em Saúde (RIS-ESP/CE), realizou durante a última sexta-feira, 25, uma agenda de atividades do seu Componente Hospitalar para os Residentes da Ênfase em Cancerologia.
 
 
 
O Componente Hospitalar da RIS-ESP/CE é constituído de 8 turmas referentes às seguintes ênfases: Cancerologia; Infectologia; Neonatologia; Enfermagem Obstétrica; Urgência e Emergência; Cardiopneumologia; Pediatria; Neurologia e Neurocirurgia.
 
 

 

Durante todo o dia, os profissionais residentes participaram de um total de 4 aulas sobre apresentação clínica de tumores sólidos. O módulo tem como objetivo capacitar esses profissionais e solidificar seus conhecimentos acerca das principais características e variáveis relativos à apresentação clínica desses tumores.
 
 
 
Também conhecidos como neoplasias sólidas, esses tumores são proliferações celulares que caracterizam-se por um crescimento anormal de células de um tecido, correspondendo a 85% desses tipos em humanos. O câncer de pele não melanoma é o mais frequente no Brasil e corresponde a 30% de todos os tumores malignos registrados no país. Apresenta altos percentuais de cura, se for detectado precocemente.
 
 

 

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Em valores absolutos e considerando ambos os sexos é o quarto tipo mais comum e o segundo mais incidente entre os homens. A taxa de incidência é maior nos países desenvolvidos em comparação aos países em desenvolvimento.
 
 
 
 
 

 

Entre outros temas abordados nas aulas, destacaram-se os diferentes tipos de câncer, como o câncer gástrico.  Este se apresenta, predominantemente, na forma de três tipos histológicos, sendo o adenocarcinoma responsável por 95% dos tumores. Seu pico de incidência dá-se em sua maioria em homens, por volta dos 70 anos.
 
 

 

Participaram do módulo como professores convidados: o professor Carlos Matos, com uma exposição sobre “Tumores do Tecido Ósseo e Conectivo”; professor Thiago Sales, lecionando sobre “Tumores do Sistema Nervoso Central”; professor Alexandre Junior, discorrendo sobre “Câncer de Próstata e peniano”; e professor Heládio Neto, fazendo apresentação sobre “Tumores do Trato Gestrointestinal”.
 
 
 
 
Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE
Contato: ascom@esp.ce.gov.br
Twitter: @espce
Facebook: espce