1º Encontro Nordeste de Saúde da Família

23 de maio de 2018 - 11:11

Qua, 23 de maio de 2018 15:12

O Governo do Estado do Ceará e a Fundação Osvaldo Cruz, estão com inscrições abertas até o dia 30 de maio para o 1º Encontro Nordeste de Saúde da Família: em Defesa do SUS e da Estratégia Saúde da Família (ESF). O evento ocorrerá no Centro de Eventos do Ceará entre os dias 13, 14 e 15 de junho próximos.

Os três dias de atividades serão marcados por um conjunto de eventos cujo objetivo principal será produzir a troca de experiências e a produção de diálogos entre os atores dos serviços de saúde, as instituições de ensino técnico e superior, membros dos Conselhos de Saúde (Nacional, Estadual e Municipais) sobre o atual estágio do desenvolvimento, das experiências, dos resultados positivos e dos desafios postos para Estratégia Saúde da Família e para o SUS no Brasil.

A iniciativa espera agregar todos os profissionais da ESF incluindo Agentes Comunitários de Saúde, técnicos de enfermagem e saúde bucal, residentes e preceptores das Residências em Saúde, profissionais dos Núcleos de Atenção à Saúde da Família (NASFs), de outras redes de atenção do SUS, profissionais de outros setores das políticas públicas, e demais organizações que tenham interface com a ESF, gestores, professores e pesquisadores de instituições de ensino superior e de pesquisa.

Nesse sentido, o evento também receberá até o próximo dia 31, resumos de trabalhos a serem apresentados e publicados nos Anais do encontro. Os interessados em enviar suas propostas poderão fazê-lo por meio do site do evento no endereço: www.enesf.com O resultado dos trabalhos deferidos será divulgado em 6 de junho.

Além do Governo do Estado do Ceará, o evento ocorre em parceria com a Secretaria da Saúde, Ministério da Saúde através da Fundação Oswaldo Cruz e do Conselho Estadual de Saúde do Ceará em parceria com a Prefeitura de Fortaleza, Escola de Saúde Pública do Ceará, Universidade Federal do Ceará, Universidade Estadual do Ceará, Escola de Formação em Saúde da Família Visconde de Saboia, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.

Histórico

Passados trinta e um anos da institucionalização do Programa de ACS, a Estratégia Saúde da Família (ESF) no Brasil, abrange 48.605 equipes no Brasil e 2.426 no Ceará. Já em relação ao número de ACS listam-se e 270.867 ACS no Brasil e 14.776 agentes no Ceará.

As equipes de saúde da família estão presentes em 97,5% dos municípios brasileiros e atendem cerca de 146 milhões de pessoas, o que representa uma cobertura de 70,2% da população.

Acesse a página do Evento

ascom@esp.ce.gov.br