Curso sobre Álcool e outras Drogas interage com comunidades

18 de maio de 2018 - 09:42

Sex, 18 de maio de 2018 13:48

A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), por meio do Centro de Educação Permanente em Atenção à Saúde (Ceats) e em parceria com a Secretaria Nacional de Politicas sobre Drogas (SENAD – MJ), realizou, na última semana, uma série de atividades práticas ligadas à 10ª turma do Curso Saberes e Práticas da Rede Intersetorial sobre Álcool e outras Drogas.

Foram realizadas três Ações Intersetoriais em diferentes espaços públicos do Centro de Fortaleza objetivando o desenvolvimento de atividades com vistas a Redução de Danos, Humanização e Empoderamento, tendo como público-alvo pessoas que vivem em situação de rua e que fazem uso de substâncias psicoativas.

As Ações Intersetoriais foram realizadas por três diferentes equipes do curso nos territórios da Praça do Ferreira, na Rua Senador Jaguaribe (Comunidade Oitão Preto), que fica dentro do Conjunto Moura Brasil,  e na Praça José de Alencar, respectivamente, nos dias 07, 10 e 11 de maio.

Nesses locais, aconteceram oficinas lúdicas sobre o cuidado de si, serviço de manicure, distribuição de sopa e água, insumos (kits de higiene bucal, preservativos e gel lubrificante), aferição de pressão, exames de escarro para detectar tuberculose e abordagens orientando aos atendimentos na Rede Intersetorial.

“Estamos buscando uma integralidade do cuidado, ao mesmo tempo em que completamos um ciclo, onde temos uma articulação intersetorial que é muito complementar para esse cuidado que a gente quer produzir com as pessoas”, afirma Emilie Kluwen, assistente social e participante do curso. Esse caráter de intersetorialidade também foi ressaltado pela enfermeira Argina Gondim. “Nesse curso conseguimos juntar várias representatividades. Estamos formando ‘A Rede’, tão falada na teoria e que se faz, a partir desse trabalho, na prática”, enfatiza.

Essa turma iniciou as atividades em março deste ano. A formação possui carga horária total de 80 horas, divididas em aulas teóricas (sala de aula), práticas (aluno no território de prática) e teórico-práticas (aluno e tutor no território de prática). Os alunos são profissionais da Rede de Atenção Intersetorial de Álcool e outras Drogas como Caps AD, Posto de Saúde, Centro POP, Santa Casa de Misericórdia, Secretaria de Políticas Sobre Drogas, Fundação da Criança e da Família Cidadã.

Também estão incluídas nesse trabalho outras instituições como: Consultório na Rua, Coordenadoria de Políticas Sobre Drogas, Residência Integrada em Saúde (RIS-ESP/CE),  Pastoral Povos de Rua, Casa da Sopa e Associação de Amparo aos Pacientes com Tuberculose atuantes no território do Centro da Cidade e que fazem assistência às pessoas em situação de rua.

A elaboração e execução das Intervenções Intersetoriais foi um exercício teórico-prático do processo de aprendizagem dos alunos onde, a partir das atividades práticas de Territorialização e Diagnóstico Local Intersetorial e das questões apreendidas a partir da atuação/vivência do aluno no território, foi possível apontar potencialidades, bem como as principais dificuldades relativas ao uso problemático de drogas no território.

Para a tutora do curso,  Denise Pereira, o grande diferencial desta formação é o fato de os estudantes “serem convidados a sair do ambiente da sala de aula para vivenciarem o conhecimento construído “in loco” ao serem colocados em situações que precisam trabalhar em conjunto com profissionais de outros setores, o que possibilita que essa Rede conheça a finalidade, as potencialidades e limitações de cada órgão que a compõem”, mencionou.

Desde 2010, a ESP/CE também abriga o Centro Regional de Referência no Ceará, cujo trabalho envolve a formação de profissionais que trabalham com pessoas que fazem uso problemático de álcool e outras drogas (CRRs). Até o momento, a ESP/CE promoveu a qualificação de mais de 1.500 profissionais da Rede de Atenção Intersetorial de Álcool e outras Drogas.

ascom@esp.ce.gov.br
Facebook: /espce