ESP/CE participa do XVII Congresso do COSEMS/CE

11 de maio de 2018 - 06:23

Sex, 11 de maio de 2018 10:19

A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE) participará do XVII Congresso do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Ceará (COSEMS/CE), quando exibirá algumas de suas ações na área de educação permanente em saúde. O evento acontecerá no período de 23 a 25 de maio na Universidade Regional do Cariri – Campus Multi-institucional Humberto Teixeira, em Iguatu.

Realizado anualmente, o Congresso do COSEMS/CE é um dos maiores eventos sobre gestão e políticas públicas do SUS no Brasil. Nesta edição, cujo tema central é “Gestão e Planejamento na Saúde”, o evento deverá receber cerca de 400 participantes, entre técnicos, gestores, governantes, representantes do Executivo e Legislativo e do controle social, incluindo os 184 municípios cearenses e demais regiões do Brasil.

Em sua décima sétima edição, o Congresso do COSEMS/CE debaterá temas como financiamento, sistemas de informações, controle interno e externo, dentre outros. Na programação ainda consta a feira de estandes com apoiadores e a Mostra – Ceará aqui tem SUS. Entre os palestrantes, estão o ex-secretário executivo do Ministério da Saúde (MS) e atual secretário da saúde do Paraná, Antônio Carlos Nardi; o presidente do CONASEMS, Mauro Junqueira; o secretário executivo do CONASS, Jurandi Frutuoso e o secretário da saúde do Ceará, Henrique Javi.

Estande da ESP/CE

A Escola de Saúde Pública do Ceará marcará presença no evento com um estande onde acontecerão várias atividades, sob a coordenação de Wilma Lins, gestora do Centro de Educação Permanente em Gestão de Saúde da ESP/CE. No dia 23 de maio, de 8 às 9 horas, a Diretoria de Educação Profissional em Saúde (Dieps) fará a divulgação do Curso Básico de Vigilância e Controle das Arboviroses e  distribuição de material educativo. De 9 às 10 horas, haverá uma oficina sobre a construção de prótese mamária (com Alpiste). Em seguida, será assinado o Termo de Adesão dos municípios junto à ESP/CE ao Curso de Desenvolvimento Infantil. Às 11 horas, será realizada uma Roda de Conversa sobre o Curso Técnico dos ACS, com a presença do presidente do COSEMS/CE, Josete Tavares, e secretários municipais de saúde.

No dia 24 de maio, as Residências Médica e Multiprofissional da ESP/CE promoverão uma Roda de Conversa sobre Impactos da Residência Médica em Psiquiatria em Iguatu. Às 17 horas, haverá uma mesa redonda sobre Socialização das Produções Tecnológicas da ESP/CE (Aplicativo de Urgência e Emergência e Plataforma EaD ESP/CE).

No dia 25 de maio, o Centro de Educação Permanente em Vigilância em Saúde (Cevig) fará o lançamento da Revista do Observatório do Cariri, produzida pela URCA e ESP/CE . Está prevista ainda uma socialização e sensibilização dos gestores sobre o Curso EpiSUS Fundamental, seguida de uma Roda de Conversa sobre Violência contra a Mulher.

ascom@esp.ce.gov.br
Facebook: /espce