ESP/CE forma novos 23 Técnicos em Enfermagem de Fortaleza

3 de maio de 2018 - 10:03

Qui, 03 de maio de 2018 14:20

A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), por meio da sua Diretoria de Educação Profissional em Saúde (Dieps), realizou na última sexta-feira, 27, a cerimônia de formatura de novos 23 Técnicos em Enfermagem que atuarão nas Redes de Saúde do Ceará. A cerimônia contou com a presença dos familiares dos formandos e de profissionais e gestores das áreas municipal e estadual da saúde cearense.

A coordenadora do curso, Andréa Serpa, agradeceu a todos os presentes e em especial aos profissionais, agora formados na condição de Técnicos em Enfermagem. “A escolha da nossa profissão é o reflexo daquilo o que somos, dos objetivos e dos propósitos de nossas vidas. Da nossa existência. É uma arte, um dom a ser conquistado e aperfeiçoado no nosso dia a dia”, disse.

Falando em nome dos formandos, a oradora da turma, Luciana Ferreira, destacou a importância de cada um dos novos técnicos seguirem primando pelo profissionalismo a partir da aprendizagem construída com base na formação que se encerra. “Temos de entender que somos pilares do saber, do cuidar e do vigiar. Somos para nossos pacientes muito mais do que podemos imaginar. Somos doutores no mais puro sentido da palavra”, ressaltou.

Essa relevância também foi destaca por Caio Cavalcanti. O diretor da educação profissional da ESP/CE, lembrou do empenho dos profissionais que concluem essa formação em seus desafios diários de conciliar a carreira profissional, os estudos e as famílias no empenho de um futuro melhor. “Hoje, os trabalhadores de nível médio e técnico representam 60% da força do Sistema Único de Saúde (SUS). São vocês que estão na linha de frente do cuidado cotidiano e por essa razão precisam ser priorizados’, afirmou.

O gestor ressaltou ainda o importante trabalho feito pela ESP/CE e pela Dieps no acompanhamento desses novos técnicos, principalmente em suas dimensões éticas. “Porque trabalhamos com a vida. E para lidar com ela precisamos de profissionais que tenham as competências que vocês têm e que façam as transformações que nós precisamos”, disse.

Esse caráter de excelência profissional foi igualmente pontuado por Eymar Bezerra, representante da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (SESA) na cerimônia. “A ESP/CE cumpre uma tarefa importantíssima que é formar mas tmb fazer com que vocês possam adentrar nas águas libertadoras de uma pedagogia diferente. De uma pedagogia que tem na problematização da vida da gente uma maneira da gente encontrar solução para os problemas de todas as pessoas”, concluiu.

Também estiveram presentes na cerimônia as supervisoras pedagógicas do curso: Patrícia Elizabeth;  Altamira Mendonça e Fernanda Patrícia Nogueira. Além de Shirley Bruno, coordenadora da escala de ginecologia e obstetrícia do Hospital da Mulher; e Ana Paula Brandão, presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Ceará (Coren-CE).

O curso

A turma recém-formada iniciou suas atividades em outubro de 2016. Inserido no Programa de Formação de Profissionais de Nível Médio para a Saúde (Profaps), o curso é realizado pela Secretaria da Saúde do Ceará, em parceria com a Diretoria de Educação Profissional em Saúde da Escola de Saúde Pública do Ceará. Os participantes do curso são auxiliares de enfermagem que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS) de Fortaleza.

ascom@esp.ce.gov.br
Facebook: /espce