ESP/CE encerra novas 6 turmas do Curso de Maternidade

20 de abril de 2018 - 10:36

Sex, 20 de abril de 2018 14:41

 

 

A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), por meio da sua Diretoria de Educação Profissional em Saúde (Dieps), deu continuidade nesta semana a uma agenda encerramento das atividades das suas turmas do Curso de Aperfeiçoamento em Atenção à Saúde da Mulher no Ciclo Gravídico Puerperal e do Neonato (Maternidade).
 
 

 

Assim, a escola realizou nos últimos dias 18, 19 e 20 de abril, o encerramento das atividades das três turmas de Fortaleza. Os encontros reuniram um total de 73 alunos-profissionais entre técnicos e auxiliares de enfermagem do município.
 
 

 

O diretor da educação profissional em saúde, Caio Cavalcanti, falou para cada uma das turmas nesse momento de conclusão das atividades formativas. “Entendendo que vocês são profissionais que já estão na prática do serviço, o curso vem para trazer novos conhecimentos e sedimentar aqueles que vocês já apreenderam no sentido de realizar um trabalho que vise a melhoria da assistência às mães e das crianças que utilizam a Rede de Saúde”, disse.
 
 

 

Ao todo, a formação ofertada pela diretoria compreendeu 6 turmas que iniciaram os processos formativos no segundo semestre de 2017. No último mês de março, realizou-se o encerramento da turma de Itapipoca. No dia 13 de abril foi a vez da turma de Tianguá encerrar as atividades, seguida do município de Crateús, cuja aula de encerramento deu-se em 14 de abril último. No total, todos os seis municípios que receberam a formação contabilizam 167 alunos-profissionais.
 
 

 

De um modo geral, o curso foi muito bem recebido pelos profissionais em capacitação. Eles destacaram o trabalho pedagógico da supervisora Camila Vasconcelos e das facilitadoras Ruanna Lorna, Ítala Nascimento, Clarissa Alves, Alice Cunha, Janaina Marques e Cecilia Queiroz que acompanharam as turmas realizadas naqueles municípios.  “Quero parabenizar cada um de vocês. E reforçar que estamos aqui juntos nesse processo que, na verdade, é de ensino e aprendizado”, destacou Camila.
 
 

 

 

O curso é organizado com base nos pressupostos da pedagogia de problematização, e faz parte das ações do Pacto Nacional pela Redução da Mortalidade Infantil no Nordeste e na Amazônia Legal. A formação objetiva capacitar ou aperfeiçoar auxiliares e técnicos de Enfermagem que atuam nas maternidades do Ceará.
 
 

 

Finalizados os cursos, os profissionais agora voltam aos seus cenários de prática para dar segmento às suas atividades e aplicar os conhecimentos adquiridos nos últimos seis meses de capacitação em seus respectivos campos de atuação. 
 
 
 
 
 

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE
ascom@esp.ce.gov.br
Facebook: /espce
Instagram: @espceara