ESP/CE realiza ações durante Semana Mundial da Saúde

10 de abril de 2018 - 06:20

Ter, 10 de abril de 2018 08:30

 

 

 

A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE) inciou na última semana sua agenda de atividades ligadas aos seus projetos na área da Extensão para 2018. Isso porque, aproveitando a Semana Mundial da Saúde, celebrada de 2 a 7 deste mês, a instituição realizou na segunda-feira, 2, uma apresentação das suas ações e produtos previstos para este ano. O encontro ocorreu na sede do Centro Universitário Estácio.
 
 

 

Ainda no mesmo dia, a ESP/CE em parceria com a Estácio, realizou uma prestação de serviços à comunidade com ações de conscientização sobre adoecimento, fomento à prática de hábitos saudáveis, aferição de pressão arterial, glicemia, orientação de autoexame de mamas. Todas as atividades foram realizadas com a participação dos alunos da Estácio.
 
 

 

Já na sexta-feira, 6, a ESP/CE realizou, também no auditório do Centro de Universitário Estácio, uma roda de conversa com o tema: Promoção da Saúde e os Determinantes para a Saúde. O encontro, que contou com a mediação da Supervisora do Centro de Extensão em Saúde da ESP/CE, Luciana Lopes, reuniu os professores e alunos da Estácio, e público em geral em torno daquela temática.
 
 

 

De acordo com a gestora, a ESP/CE em parceria com a Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (SESA), objetiva com essas ações, estímular a interação, o empoderamento e o autocuidado da população para sua saúde. “Trabalhar com a Saúde Pública é algo muito gratificante. E o que esperamos é que esse encontro desperte em vocês essa atenção com a Saúde Pública. E de que existe um Estado que incentiva a sua prática”, afirma Luciana.
 
 
 

Campanha

 

Esse ano, o tema da Semana Mundial da Saúde foi  “Saúde universal: para todos, em todos os lugares”. O principal objetivo da campanha em 2018 é aumentar a conscientização sobre a necessidade de cobertura e acesso à saúde universal e os benefícios que isso pode trazer.
 
 
 
 

 

E durante a última semana, a programação #SaúdeParaTodos, realizada pela SESA, compreendeu uma extensa agenda de serviços prestados às comunidades de vários municípios cearenses em alusão ao Dia Mundial da Saúde.
 
 

 

As atividades foram encerradas no domingo, dia 8, com uma manhã de promoção da saúde no Parque do Cocó, das 8 às 12 horas, com aula de zumba, alongamento, orientação e avaliação nutricional, verificação de pressão arterial, medição do Índice de Massa Corpórea (IMC), entre outras atividades.
 
 

 

Em 2018, as Coordenadorias Regionais de Saúde (Cres) também foram envolvidas na iniciativa e realizarão programação alusiva à data em pelo menos 27 municípios cearenses. A maior parte das atividades no interior do Estado será realizada no dia 6 de abril, próxima sexta-feira. 
 
 
 
 
 
 
 

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE
ascom@esp.ce.gov.br
Facebook: /espce
Instagram: @espceara