ESP/CE inicia formação de ACS em maio

23 de março de 2018 - 10:27

Sex, 23 de março de 2018 14:42

A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), por meio da sua Diretoria de Educação Profissional em Saúde (Dieps), iniciará no próximo mês de maio, a Etapa Formativa II do Curso Técnico em Agente Comunitário de Saúde (CTACS). A equipe pedagógica do curso ofertará uma formação para cerca de 200 profissionais que atuam em 12 unidades da Secretária Executiva Regional (SER) VI de Fortaleza.

De acordo com Janaína Norões, coordenadora do curso, antes do início das atividades de 2018, haverá em abril um seminário de atualização da Etapa Formativa I para os profissionais que estarão nas novas turmas de Fortaleza, mas que não chegaram a concluir a capacitação realizada no ano de 2010. “Realizaremos um seminário de dois dias com esses profissionais para que eles possam atualizar-se frente aos conteúdos vistos anteriormente”, explica Janaína.

O conteúdo da Etapa Formativa I compreenderá temas como “Doenças Crônicas”, “Imunização”, “Vacinas”, “Políticas Públicas”, “perfil do Agente Comunitário de Saúde”, entre outros. A SER VI será a segunda Regional a receber a formação do CTACS. A primeira compreendeu a SER II, na área do Vicente Pinzón. A respectiva turma, formada por 101 ACS divididos entre quatro equipes, integrou a retomada do curso pela ESP/CE em abril de 2016.

O curso

Para garantir o acesso de todos os ACS, independente de sua escolarização, o CTACS foi planejado a partir de itinerários formativos que possibilitam a progressão desses agentes à escolarização e à qualificação. O curso busca preparar os profissionais para atuar junto às equipes multiprofissionais que desenvolvem ações de cuidado à saúde dos indivíduos e grupos sociais em domicílios e coletividades.

A proposta da formação compreende três Etapas Formativas, executadas via financiamento do Ministério da Saúde, e em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), da Prefeitura de Fortaleza; Secretaria da Saúde do Estado do Ceará e do Programa Ceará Pacífico, do Governo do Ceará.

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE ascom@esp.ce.gov.br
Facebook: /espce