ESP/CE lança Especialização de Processos de Gestão

22 de março de 2018 - 11:22

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE

A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), por meio do Centro de Educação Permanente em Gestão em Saúde (Ceges), realizou, no dia 21, a apresentação do Curso de Especialização em Processos de Gestão na Atenção à Saúde. O encontro ocorreu na Unichristus e contou com a presença de gestores, profissionais e estudantes da área da saúde.

O curso é  uma parceria da ESP/CE com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e terá como objetivo formar especialistas em Gestão do Território Saúde para atuar nos processos de gestão e de atenção à saúde.

A capacitação será ofertada para 150 profissionais que exercem atividades gerenciais no sistema municipal de saúde e que detêm conhecimentos teóricos na área da gestão em saúde e buscam aprimoramento na dimensão prática e utilização de instrumentos de gestão.

A coordenadora da formação, Anamaria Cavalcante, ressaltou a natureza do curso que se baseará “em uma estratégia de ensino-aprendizagem”, destacando o papel da saúde no seu “dever de servir e dar o melhor que a saúde do Ceará tem à nossa população”, destacou.

A estrutura do curso compreenderá atividades presenciais desenvolvidas em grupo, atividades de dispersão e de Ensino a Distância (EaD) com uma carga horária semanal de 12 horas. A capacitação possui carga horária de 530 horas. Desse total, 4 horas serão realizadas em atividades de campo e 2 horas por EaD.

A supervisora do Ceges, Wilma Lins, acolheu os profissionais presentes na cerimônia. “Esse é um curso que vem para enriquecer o currículo prático de cada um de vocês. E a proposta é que ele venha também cumprir o que a educação permanente diz, onde trabalhamos seres reais em situações reais fazendo com que essa formação seja no serviço e para o serviço”, completou.

Metodologias

Entre as abordagens que a formação trabalhará, estão a metodologia da sala de aula invertida  – Flipped Classroom (FC); Aprendizagem Baseada em Problemas – Problem Based Learning (PBL) e Educação à Distância. Com essa especialização, espera-se que os resultados do curso possam contribuir com o desenvolvimento de competências do corpo gerencial para a melhoria da qualidade da atenção nas UAPS e nas Regionais de Saúde de Fortaleza.