Itinerários do Saber capacita tutores

20 de março de 2018 - 10:55

Ter, 20 de março de 2018 13:57

 

 

 

 

A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), por meio da sua Diretoria de Educação Profissional em Saúde (Dieps), realizou no último dia 14, a oficina Itinerários do Saber: As Metodologias Ativas e os Processos de Ensino Aprendizagem.
 
 

 

A iniciativa objetivou a capacitação de tutores do Projeto Itinerários do Saber, do ponto de vista de conhecimento do programa e de alinhamento pedagógico para o bom desenvolvimento das ações.
 
 

 

A oficina reuniu a direção, assessores pedagógicos e técnicos das Redes Estadual e Municipal, além de autores das propostas pedagógicas dos cursos e tutores dos eixos que compõem o Itinerários do Saber: Acolhimento em Saúde, Saúde Mental, Segurança do Paciente e Vigilância em Saúde.
 
 

 

O diretor da Dieps, Caio Cavalcanti, apresentou o programa completo da formação aos novos tutores e destacou a capacitação como “uma importante ferramenta para o fortalecimento da educação profissional e consequente fortalecimento das Escolas Técnicas do SUS”.
 
 
 

 

A assessora técnica da Secretaria da Saúde do Ceará (SESA) e tutora do Curso de Vigilância em Saúde, Ricristi Gonçalves, falou da relevância em se trabalhar a partilha de conhecimentos no curso a partir de um grupo de profissionais heterogêneos. “Vamos falar de metodologias ativas e aprenderemos muito, tendo em vista que o objetivo do Itinerários do Saber é o de melhorar o serviço e servir da melhor forma”, ressaltou.
 
 

 

Essa metodologia de trabalho em grupos foi pontuada pelo assessor técnico Jadson Franco. Para ele, toda a dinâmica de encontros foi “baseada em grupos para que houvesse uma fundamentação teórica e alinhamento conceitual-pedagógico não apenas do eixo que o professor vai ser tutor, mas da proposta formativa que a ESP/CE trabalha”.
 
 

 

Já para Kátia Mesquita, tutora do Curso “Segurança do Paciente”, a capacitação engrandecerá os conhecimentos dos profissionais da área da saúde. “Ao mesmo tempo em que trabalharemos para ressignificar nossa Política Nacional de Segurança do Paciente”, afirmou.
 
 

 

 

Sobre o Itinerários do Saber

 

O Itinerários do Saber é uma iniciativa do Ministério da Saúde, por meio do Departamento de Gestão da Educação na Saúde (DEGES) da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), que atua em conjunto com o Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnologia em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (ICICT/FIOCRUZ) e redes de Escolas Técnicas do SUS (RETSUS).
 
 

 

O projeto atua a partir dos seguintes eixos prioritários: Acolhimento em Saúde, Saúde Mental, Segurança do Paciente e Vigilância em Saúde. Os cursos possuem carga horária de 60 horas com turmas de 40 alunos e 50 na modalidade de Educação a Distância (EaD).
 
 

 

As instituições e gestores interessados em saber detalhes do projeto podem entrar em contato através do telefone: (85) 3101 1409 e do e-mail: itinerariosesp@gmail.com
 
 
 
 
Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE
ascom@esp.ce.gov.br
Facebook: /espce
Instagram: @espceara