RIS-ESP/CE realiza Imersão dos residentes

16 de março de 2018 - 13:57

Sex, 16 de março de 2018 16:59

 

 

 

A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), por meio da sua Residência Integrada em Saúde (RIS-ESP/CE), concluiu as atividades da segunda semana da Programação de Imersão dos residentes da Turma V (2018-2020).
 
 
No dia, 15, a RIS-ESP/CE realizou uma formação com os preceptores que supervisionarão os profissionais de saúde residentes ao longo dos próximos dois anos. O encontro ocorreu na Assembleia Legislativa do Ceará e foi conduzido pela coordenadora da RIS-ESP/CE, Amanda Frota.

Para a gestora, a perspectiva da educação adotada na preceptoria deve considerar o aprofundamento das culturas como meio de realizar transformações no meio social. “Considerar a cultura numa perspectiva de que ela participe do processo e que potencialmente pode ser reconfigurada”, disse, destacando que o papel da preceptoria é ir além do acompanhamento pedagógico dos residentes.

Ao falar aos preceptores, Amanda Frota ressaltou a educação na modalidade “Residência” como a criação de um ambiente educativo que envolva todos os trabalhadores da saúde, dos serviços de apoio e dos usuários. “A educação na modalidade ‘Residência’ precisa considerar o contexto de onde o residente está”, enfatizou. Ao todo, a supervisão das atividades da turma V será feita por 242 preceptores do componente Comunitário e cerca de 123 no Componente Hospitalar.

Intervenção cultural

 
 
 
 
No dia 16, encerrando as atividades da segunda semana da Imersão, os residentes reuniram-se no Cine Teatro São Luiz para uma manhã de atividades culturais. Eles assistiram uma sessão de cinema com a exibição do filme Monty Pyton – O Sentido da Vida (1983).
 
 
Na sequência, os residentes acompanharam uma apresentação musical do artista cearense Ricardo Maia, que interpretou algumas canções de Tim Maia e fez uma fala de apoio e incentivo aos novos residentes.  A apresentação do músico foi seguida de uma intervenção bastante animada comandada pelo Bloco de Carnaval “Doido é Tu”.
 
 
Até o próximo dia 23, a RIS-ESP/CE dará segmento à programação da Imersão da Turma V. E durante todo esse período, os 303 residentes estarão imersos em um processo formativo que adota estratégias pedagógicas participativas, conceituais e metodológicas, tais como: “Roda Viva do SUS”, “Café com Política”, “Se achega RIS”, “Conversa de Sofá”, dentre outras.
 
 
 
 
 

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE
ascom@esp.ce.gov.br
Facebook: /espce
Instagram: @espceara