Especialização em Vigilância Sanitária acolhe nova turma

27 de fevereiro de 2018 - 11:03

Ter, 27 de fevereiro de 2018 15:09

A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE) realizou nesta segunda-feira, 26, a solenidade de Integração “Tecendo Teias da Vigilância Sanitária”. A cerimônia reuniu os concludentes da oitava turma do Curso de Especialização em Vigilância Sanitária e marcou as boas vindas aos alunos da  nona turma da formação. A solenidade, que ocorreu no Auditório Waldir Arcoverde na Secretaria da Saúde do Ceará (SESA), contou também com a presença de gestores da ESP/CE e representantes de outros órgãos da saúde do Ceará.

A supervisora da Assessoria de Desenvolvimento Institucional (Adins), Marilac Coelho, representando a superintendência da ESP/CE, destacou a necessidade que o Sistema de Saúde do Estado tem de acolher e contar com a força de trabalho de pessoas cada vez mais capacitadas. “Pessoas treinadas e preparadas. Prontas para dar conta dos resultados que a sociedade espera da gente, e esse é um grande desafio”, argumentou.

A nona turma do curso contará com 29 profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) de nível superior que atuam nos Serviços de Vigilância Sanitária em diferentes estruturas operacionais da Rede de Saúde Estadual. “Estamos fechando um ciclo com a oitava turma e damos as boas vindas para quem está chegando agora. Para caminharmos juntos nesta articulação entre saberes e práticas para melhoria da Vigilância em nosso Estado”, destacou a supervisora do Centro de Educação Permanente em Vigilância da Saúde (Cevig), Lígia Lucena.

Há 18 anos, o Curso de Especialização em Vigilância Sanitária é ofertado pela ESP/CE em parceria com a SESA, por meio do Núcleo de Vigilância Sanitária (Nuvis) da Coordenadoria de Proteção e Promoção à Saúde (Coprom), integrando o processo de educação permanente em Vigilância da Saúde fomentado pelo governo estadual.

Para a secretária adjunta da SESA, Isabel Cavalcanti, a parceria interinstitucional entre a SESA e a ESP/CE veio para consolidar uma sinalização que o próprio SUS indicada e cujo fim é o trabalho da educação permanente em saúde. “Uma vez que o SUS pensa na promoção da saúde, na prevenção dos agravos e dos riscos, e na educação permanente dos seus profissionais”, ressaltou, enfatizando a responsabilidade da 9ª turma. “Porque ela será chamada de turma do jubileu de prata da ESP/CE”, concluiu em referência aos 25 anos da instituição.

Da cerimônia participaram a equipe pedagógica do Cevig da ESP/CE,  Maria Dolores Fernandes, supervisora do Nuvis, e Roberta Oliveira, supervisora do Núcleo de Controle de Vetores (Nuvet), da SESA.

O curso
O Curso de Especialização em Vigilância Sanitária visa especializar profissionais inseridos no processo de trabalho em Vigilância Sanitária, no âmbito do SUS. A perspectiva é a de desenvolvimento das competências para o gerenciamento e controle de riscos e agravos decorrentes do processo de produção, circulação e consumo de bens e serviços, tendo por base o conceito ampliado de saúde no entendimento também como qualidade de vida e direito de cidadania.

Em sua nona edição, o curso consolida-se como um Programa de Pós-Graduação Lato Sensu planejado especialmente para as diferentes dimensões das práticas em Vigilância Sanitária. A oitava turma contou com 28 concludentes e a nova turma contará com 29 novos profissionais que estarão em em formação nos próximos 18 meses.

ascom@esp.ce.gov.br
Facebook: /espce