Educação Profissional abrange 86 municípios em 2017

5 de janeiro de 2018 - 09:34

Sex, 05 de dezembro de 2018 13:34

 

 

O ano de 2017 foi positivo para a Educação Profissional em Saúde do Ceará. Isso porque Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), por meio da sua Diretoria de Educação Profissional em Saúde (Dieps), realizou formações em 86 municípios cearenses e capacitou mais de 2.500 profissionais em cursos técnicos e de curta duração. Atualmente, a Dieps conta com 3.086 alunos/profissionais em sala de aula.
 
 

 

O diretor da Educação Profissional da ESP/CE, Caio Cavalcanti, destaca a ampliação e diversidade das capacitações ofertadas pela Dieps.“Estamos falando da ampliação das oportunidades geradas, formações de profissionais, visando ao fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). Apesar do difícil momento que o Brasil está enfrentando, a ESP/CE vem qualificando, crescendo em quantidade de alunos e cursos e mantendo a qualidade das suas capacitações”, diz o gestor.
 
 
 
Em 2017, a Dieps formou os primeiros Técnicos em Agentes Comunitários de Saúde (ACS) de Fortaleza, no território do Vicente Pinzón. A localidade foi escolhida por fazer parte do Pacto pelo Ceará Pacífico, programa do Governo do Ceará. O município de Horizonte também formou a primeira turma do Curso Técnico em Agente Comunitário em Saúde (CTACS), a partir da capacitação ofertada pela ESP/CE.
 
 
 
 
Este curso está sendo realizado também em outros oito municípios do interior do Ceará. “Estamos desenvolvendo, também,  os cursos Técnicos em Saúde Bucal, Enfermagem e Radiologia, bem como o Curso de Aperfeiçoamento em Atenção à Saúde da Mulher no Ciclo Gravídico Puerperal e do Neonato, com foco na redução da mortalidade materna e infantil”, lista Caio Cavalcante.
 

 

 

Historicamente, a Educação Profissional da ESP/CE trabalha em uma perspectiva de fomento às formações técnicas de nível médio na área da saúde, conforme as demandas específicas do Sistema Único de Saúde (SUS). Em 2017, a Dieps aumentou a oferta também a cursos de curta duração nas áreas de aperfeiçoamento e qualificação.
 
 

 

Em parceria com Programa Mais Infância Ceará, liderado pela Primeira-Dama do Estado, Onélia Leite, e com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e o Instituto Primeira Infância (IPREDE), a Dieps realizou a primeira etapa do Curso de Qualificação em Desenvolvimento Infantil. Trata-se de uma ação prioritária e estratégica, que visa capacitar os Agentes Comunitários de Saúde para identificar aspectos do desenvolvimento físico, cognitivo, afetivo e social da primeira infância, bem como fomentar o desenvolvimento infantil. Este curso continuará em 2018 e tem como objetivo chegar a todos os municípios cearenses.

 

 

Todos os cursos ofertados pela ESP/CE. por meio da Dieps, estão alinhados aos programas prioritários do Governo do Ceará.  “A articulação, com diferentes setores, permite que tenhamos um maior impacto e que viabilize chegar, cada vez mais, aos cidadãos cearenses, quando nossas atividades se somam ao conjunto de ações estratégicas do Governo do Ceará” , concluí Caio Cavalcanti, ressaltando a importância das articulações interinstitucionais.
 
 

 

Desenvolvimento Infantil

 

Outro curso de relevância ofertado pela Dieps é o de Qualificação em Desenvolvimento Infantil. A capacitação tem carga horária de 100 horas/aulas, sendo 60 horas online, orientadas para a iniciativa “Família Brasileira Fortalecida na Atenção à Primeira Infância”, e 40 horas divididas entre encontros presencias e atividades práticas com temáticas sobre desenvolvimento infantil, atenção à saúde, cultura de paz e educação na infância.

 

 

Além da formação dos profissionais, a proposta objetiva, no final de seu programa, entregar à gestão municipal um diagnóstico situacional da primeira infância e um projeto de intervenção local, a ser construído durante o processo de capacitação.
 

 

Da mesma forma, o Projeto Itinerários do Saber tem como objetivo promover o desenvolvimento de estratégias para a qualificação dos profissionais de saúde de nível médio/técnico, visando o aperfeiçoamento do Sistema Único de Saúde (SUS). As formações serão estruturadas dentro de quatro eixos temáticos e prioritários: Acolhimento em Saúde, Saúde Mental, Segurança do Paciente e Vigilância em Saúde.

 
 
 
 
Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE
ascom@esp.ce.gov.br
Facebook: /espce
Instagram: @espceara