Curso de Saúde Mental capacita 709 profissionais no Ceará

19 de dezembro de 2017 - 08:17

Ter, 19 de dezembro de 2017 12:16

 

 

O Ceará recebeu, neste segundo semestre de 2017, reforço considerável nas formações de profissionais que atuam na área da Atenção Básica. Parte desses números podem ser atestados nas metas alcançadas pelo curso Formação em Saúde Mental. A iniciativa capacitou 709 trabalhadores que atuam como agentes de mudanças nas práticas de cuidado em saúde mental, com ênfase nos problemas relacionados ao uso do crack, álcool e outras drogas.
 
 

 

Ofertado a partir do Projeto Itinerários do Saber e da Escola de Saúde Pública do Ceará, por meio da sua Diretoria de Educação Profissional em Saúde (Dieps), a capacitação ocorre nos municípios de Orós, Aracati, Massapê, Quixeré, General Sampaio, Icapuí, Canindé, Crateús,Horizonte, Milhã, Pacoti, Russas,Tauá, Banabuíu, Jaguaretama.
 
 

 

A formação em saúde mental inova pelo dinamismo e mudança de modelos, trabalhando com a quebra da lógica do “especialismo” no cuidado em saúde mental, propondo a convergência da atenção envolvendo diversas áreas e setores. Promove ainda a ampliação da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) em seus propósitos, já que os profissionais da Atenção Básica passam a dispor de ferramentas para o acolhimento dos usuários e se tornam multiplicadores dessa linha de cuidado.
 
 

 

A capacitação de profissionais tem refletido um tempo bastante enriquecedor nos municípios cearenses, pois além de adquirir conhecimentos e habilidades no campo da saúde mental, crack, álcool e outras drogas, a capacitação oportuniza o profissional/estudante a refletir o cenário em seu território apropriando-se da política de saúde mental com ênfase na rede de atenção psicossocial com vistas à produção do cuidado.
 
 

Itinerários do Saber

 

O Projeto Itinerários do Saber tem como objetivo promover o desenvolvimento de estratégias para a qualificação dos profissionais de saúde de nível médio/técnico, visando o aperfeiçoamento do Sistema Único de Saúde (SUS). Para isso, as Escolas Técnicas do SUS (ETSUS) ofertarão cursos com o apoio gerencial do projeto de acordo com as demandas de cada uma das cinco regiões do país.
 
 

 

Além da formação em Saúde Mental, o projeto segue em 2018 atendendo aos novos eixos prioritários: Acolhimento em Saúde, Segurança do Paciente e Vigilância em Saúde. As ações ocorrerão em consonância com as diretrizes da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde, com foco também no fortalecimento da Atenção e do Cuidado como vetores integrativos da prática em saúde.
 
 

 

O Itinerários do Saber é uma iniciativa do Ministério da Saúde, por meio do Departamento de Gestão da Educação na Saúde (DEGES) da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), que atua em conjunto com o Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnologia em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (ICICT/FIOCRUZ).
 
 

 

As instituições e gestores interessados em saber detalhes do projeto podem entrar em contato através do telefone: (85) 3101 1409 e do e-mail: itinerariosesp@gmail.com
 
 
 
 
 
Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE
ascom@esp.ce.gov.br
Facebook: /espce
Instagram: @espceara