ESP/CE forma novos Agentes Comunitários em Fortaleza

8 de dezembro de 2017 - 12:04

Sex, 08 de dezembro de 2017 16:13

À frente do mar que cobre o litoral de Fortaleza, havia 101 rostos e olhos brilhantes que contemplavam uma nova etapa de um futuro promissor. Esses 101 rostos pertenciam aos mais novos Técnicos em Agente Comunitário de Saúde que foram diplomados pela Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), em cerimônia realizada no Iate Clube Fortaleza, na noite desta quinta-feira, 7. A solenidade contou com a presença de autoridades e profissionais da gestão municipal e estadual.

O Prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, saudou os formandos e destacou a relevância do papel dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) na Rede de Saúde da cidade, bem como do impacto que a qualificação desses profissionais trará aos indicadores da saúde. “Tenho convicção que essa festa de hoje, para além do significado de conquista pessoal de cada um de vocês, terá também uma tradução e resultado para a qualidade do trabalho exercido nas equipes de saúde da família lá na ponta”, afirmou.

A primeira etapa formativa do Curso Técnico em Agente Comunitário de Saúde (CTACS) no Ceará, realizada pela ESP/CE, ocorreu em 2005. A turma de Fortaleza integrou a retomada do curso em abril de 2016. Nesta primeira etapa, foram contemplados os ACS da Regional II que atuam nos territórios vinculados aos Postos de Saúde Aida Santos, Célio Brasil Girão, Flávio Marcilio, Odorico de Morais e Sandra Nogueira.

Nesse novo contexto e frente aos novos desafios a serem enfrentados, no que diz respeito ao perfil epidemiológico no Ceará e Brasil, a ESP/CE propôs por meio da retomada do curso, o fortalecimento do compromisso na busca por uma maior clareza no papel do ACS junto à população.

O superintendente da ESP/CE, Salustiano Pessoa, parabenizou os profissionais pela conquista e deixou uma mensagem de otimismo para os novos técnicos. “Que vocês nunca deixem de engrandecer a vida de vocês. Que sigam acreditando no trabalho de vocês e na decência do fazer. Parabéns a todos”, disse.

A fala de Salustiano foi complementada pelos votos de Carlile Lavor. O diretor da Fiocruz Ceará ressaltou o protagonismo e compromisso dos ACS com a saúde do povo fortalezense. “Esse é um passo muito importante para a saúde de Fortaleza. Vocês cresceram com os conhecimentos e continuaram com suas atividades. Essa é a ideia da educação permanente”, concluiu.

Visando garantir o acesso de todos os ACS, independente de sua escolarização, o CTACS foi planejado a partir de itinerários formativos que possibilitam a progressão desses agentes à escolarização e à qualificação. O curso busca preparar os profissionais para atuar junto às equipes multiprofissionais que desenvolvem ações de cuidado à saúde dos indivíduos e grupos sociais em domicílios e coletividades.

A proposta da formação compreende três Etapas Formativas, executadas via financiamento do Ministério da Saúde, e em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), da Prefeitura de Fortaleza; Secretaria da Saúde do Estado do Ceará e do Programa Ceará Pacífico, do Governo do Estado do Ceará.

Além destes, destaca-se a articulação com o Programa Mais Infância Ceará, liderado pela primeira-dama do Estado, Onélia Leite, no fortalecimento da temática do desenvolvimento infantil. O diretor da educação profissional da ESP/CE, Caio Cavalcanti, destacou as parcerias como uma das chaves para o êxito do curso. “Desejamos ampliar cada vez mais essa formação, entendendo os muitos desafios pela frente na promoção e fomento da saúde em nossas comunidades”, finalizou. Além dos desafios, a cerimônia marcou também os votos de novos compromissos assumidos pela gestão municipal junto à categoria dos ACS em Fortaleza.

Nesse sentido, o prefeito Roberto Cláudio se comprometeu a responder ao passivo relativo às condições de trabalho dos agentes na cidade. “Vamos dar boas notícias a partir de janeiro. Notícias que mexem não apenas com o salário, mas com o estímulo da produtividade, com a animação em poder servir”, se comprometeu, garantindo a construção de uma pauta que valorize o trabalho desses profissionais já em janeiro de 2018.

Além dos familiares dos formandos, equipe pedagógica do curso e autoridades já citadas, também participaram da cerimônia Itamárcia Araújo, secretária adjunta da Saúde de Fortaleza, os vereadores John Monteiro e Eron Moreir e Licínio Corrêa, comodoro do Iate Clube Fortaleza.

ascom@esp.ce.gov.br
Facebook: /espce