ESP/CE forma nova turma de ACS em Fortaleza

7 de dezembro de 2017 - 04:19

Qui, 7 de dezembro de 2017 18:15

 

 

A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE) concluirá, nesta quinta-feira, 7, uma importante fase da formação técnica do Ceará. Por meio da Diretoria de Educação Profissional em Saúde (Dieps), a instituição realizará a cerimônia de formatura de 101 Agentes Comunitários de Saúde (ACS) de Fortaleza. A solenidade ocorrerá no Iate Clube, a partir das 17 horas, e contará com as presenças de profissionais e  autoridades do Rede Municipal e Estadual.
 
 

A primeira etapa formativa do Curso Técnico em Agente Comunitário de Saúde (CTACS) no Ceará, realizada pela ESP/CE, ocorreu em 2005. A turma de Fortaleza integrou a retomada do curso em abril de 2016. Nesse novo contexto e frente aos novos desafios a serem enfrentados, no que diz respeito ao perfil epidemiológico no Ceará e Brasil, a ESP/CE propôs por meio da retomada do curso, o fortalecimento do compromisso na busca por uma maior clareza no papel do ACS junto à população.
 
 

O CTACS é desenvolvido pela ESP/CE em conformidade com as diretrizes do Ministério da Saúde e objetiva preparar os agentes comunitários de saúde para o trabalho como técnico de nível médio. Por meio do curso, esses profissionais, agora podendo atuar na condição de técnicos, cumpriram uma carga horária total de 1.800 horas-aula. “As rodas de diálogos, as orientadoras e a Escola, têm todo um jeito de passar o ensinamento para nós. Espero poder passar o que eu aprendi dentro da minha comunidade na qual trabalho. E fazer um trabalho com mais amor e com mais atenção”, declara a aluna Elizete Fernandes.
 
 

O curso busca preparar os profissionais para atuar junto às equipes multiprofissionais que desenvolvem ações de cuidado à saúde dos indivíduos e grupos sociais em domicílios e coletividades. A capacitação valoriza toda a singularidade profissional desse trabalhador, considerando seu perfil social, a promoção e proteção à saúde e a prevenção de agravos como eixos estruturantes e integradores dos seus processos formativos.
 
 

De acordo com a enfermeira e facilitadora Violene Feijó, é importante para os formandos a reflexão sobre a proposta do curso e a dedicação ao trabalho e crescimento profissional, em benefício da população.“Todos nós, em qualquer área em que estejamos, qualquer profissão que abracemos ou missão a cumprirmos devemos ter a grande preocupação de tentar buscar algo em especial”, ressalta.
 
 

Parcerias

Visando garantir o acesso de todos os ACS, independente de sua escolarização, o curso foi planejado a partir de itinerários formativos que possibilitam a progressão desses agentes à escolarização e à qualificação. A proposta do CTACS compreende três Etapas Formativas, executadas via financiamento do Ministério da Saúde, e em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), da Prefeitura de Fortaleza; Secretaria da Saúde do Estado do Ceará e do Programa Ceará Pacífico, do Governo do Estado do Ceará. Além destes, destaca-se a articulação com o Programa Mais Infância Ceará, liderado pela primeira-dama do Estado, Onélia Leite, no fortalecimento da temática do desenvolvimento infantil.

 

 

 

 

 

 

 
Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE
ascom@esp.ce.gov.br
Facebook: /espce
Instagram: @espceara