EdPopSUS realiza oficina para educadores populares

6 de dezembro de 2017 - 11:24

Qua, 6 de dezembro de 2017 15:13

 

 

 

 

O Curso de Aperfeiçoamento em Educação Popular em Saúde (EdPopSUS) iniciou, no último dia 4 de dezembro, a Oficina de Formação para Educadores Populares. A formação possui carga horária de 40 horas e abordará diferentes temas da Educação Popular em Saúde. A vivência representa a fase final da seleção para definir os educadores populares que facilitarão no Ceará o Curso de Aperfeiçoamento em Educação Popular em Saúde, EdPopSUS em 2018.
 

 

 

O curso é uma iniciativa do Ministério da Saúde em parceria com a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (da Fundação Oswaldo Cruz/FIOCRUZ), e ocorre em 13 estados brasileiros. No Ceará 12 municípios recebem turmas em 2018: Aracati, Banabuiú, Baturité, Beberibe, Caucaia, Crato, Fortaleza, Guaiúba, Icapuí, Quixadá, Pacatuba e São Gonçalo do Amarante.
 

O objetivo do projeto é promover o aperfeiçoamento da prática educativa de quem atua em territórios com cobertura da Atenção Básica do SUS e fortalecer a Política Nacional de Educação Popular em Saúde no âmbito do SUS (PNEPS-SUS), instituída em 2013.

 

 

Embora trate-se de uma seleção, um dos coordenadores do EdPopSUS no Ceará, Ray Lima, afirma que o evento tem um valor mais amplo que a simples classificação. “O que está acontecendo aqui, é o encontro de pessoas que já vêm há muito tempo trabalhando com Educação Popular a partir da sua experiência singular, seja como artista, seja como movimento social, seja como educadora em saúde, seja como docente”.

 

 

 

Direcionado principalmente para a formação de agentes comunitários de saúde (ACS), agentes de combate às endemias (ACE) e Agentes Indígenas de Saúde, o curso também se destina a outros profissionais da Atenção Básica em Saúde, lideranças comunitárias e pessoas com experiência em movimentos sociais.

 

 

 

A formação das turmas de educandos também passou por seleção, cujo resultado final pode ser conferido no site http://www.edpopsus.epsjv.fiocruz.br.
 
 
 
 
 
Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE
Facebook: /espce
Instagram: @espceara  
 
Assessoria de Comunicação do EdPopSUS Ceará
edpopsus.ce@fiocruz.br