ESP/CE realiza estudo sobre evasão escolar

4 de dezembro de 2017 - 12:39

Seg, 04 de dezembro de 2017 16:29

 

 

A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), por meio da sua Diretoria de Educação Profissional em Saúde (Dieps), desenvolve um estudo que busca discutir e levantar quais as variáveis explicativas da evasão nos cursos ofertados pela diretoria no período de 2005 a 2015. A ideia é que a partir dessa pesquisa, a instituição publique um documento fundamentando os motivos que expliquem as evasões nos cursos técnicos realizados naquele período.
 
 

 

Intitulado de “Educação Profissional em Saúde, Evasão e Variáveis Explicativas no Estado do Ceará nos Anos de 2005 a 2015”, o trabalho iniciou-se há dois anos e considerou dados como: quais cursos técnicos foram ofertados pela ESP/CE, quais os perfis e ocupações profissionais dos alunos que realizaram esses cursos, quantos alunos se inscreveram para as formações, e em quais municípios residem esses estudantes.
 
 

 

O coordenador da pesquisa, Jadson Franco, explica que todos esses dados foram levantados com base nos documentos da Secretaria Escolar de ESP/CE. De acordo com os números, de 2005 a 2015  a diretoria ofertou 13 cursos técnicos. Em um universo de 36 municípios contemplados pelas capacitações, a pesquisa evidenciou um total de 250 alunos evadidos ao longo daquela década.
 
 

 

Com base nisso, os pesquisadores estão indo a campo aplicar uma série de questionários que irão auxiliar a criação do diagnóstico da evasão escolar nos cursos técnicos da escola. Jadson Franco afirma que o grupo espera identificar os reais motivos de os alunos estarem evadindo das formações e orientar a ESP/CE para juntos repensarmos seus processos formativos. “A pesquisa evidenciará se as variáveis estão relacionadas à questões pessoais, da escola e/ou da gestão do trabalho”, aponta.
 
 

 

Além desse caráter norteador das práticas desenvolvidas pela instituição, o estudo também tem o importante papel de ser um dos trabalhos apresentados pela ESP/CE junto ao Plano Pluriuanual (PPA) do Governo do Ceará.
 
 

 

O PPA é o instrumento de planejamento que estabelece, de forma regionalizada, as diretrizes, objetivos e metas da administração pública estadual para as despesas de capital e outras delas decorrentes e para relativas aos programas de duração continuada. Nesse sentido, a ESP/CE tem como uma das metas a apresentação de estudos que evidenciem sua produção de conhecimento bem como do desenvolvimento de pesquisas.
 

 

 

O estudo está sendo desenvolvido pelos seguintes pesquisadores da Dieps: Altamira Félix, Caio Cavalcanti, Érica Fontenele, Jadson Franco, Paola Araújo, Patrícia Elizabeth e Vanessa Alencar.
 
 
 
 
 
Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE
ascom@esp.ce.gov.br
Facebook: /espce
Instagram: @espceara