Gestão para Resultados é foco de seminário da ESP/CE

1 de dezembro de 2017 - 12:12

Sex, 01 de dezembro de 2017 16:09

A atitude, o foco e a constância de propósito são umas das chaves para o alcance dos resultados esperados pela gestão pública atual. Com essa premissa, foi que uma equipe de profissionais do serviço público cearense esteve reunida nesta quinta-feira, 30, para o II Seminário de Excelência em Gestão.

Promovido pela Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), por meio da sua Assessoria de Desenvolvimento Institucional (Adins), o evento contou com as presenças de Salustiano Pessoa, superintendente da ESP/CE; Marcos Gadelha, secretário adjunto da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (SESA). A programação teve ainda as palestras “Tirando a Excelência em Gestão do papel”, por Marilac Coelho, e “Liderança, Governança, Planejamento e Resultados”, por Haley Almeida, Mestre em Gestão Pública.

Para Salustiano Pessoa, o grande desafio que a ESP/CE, enquanto instituição de saúde pública, é o de atingir um padrão de excelência sem deixar sua natureza pública. “Nós acreditamos que o serviço público e tão bom quanto qualquer outro tipo de serviço. Basta que as pessoas estejam atentas aos trâmites normativos que são postos para que ele funcione”, ressaltou.

Essa implicação das pessoas nos processos de trabalho foi igualmente destacado por Marilac Coelho. De acordo com a gestora, para que a gestão por resultados ou a natureza gerencial do setor público funcione plenamente, é vital que os profissionais do serviço público se apropriem desse modelo de gestão focado em resultados e orientado para os cidadãos. “Nós temos o desafio de ouvir as pessoas para saber o que elas percebem daquilo o que a gente faz”, afirmou.

Nesse sentido, ela reforçou a importância de o serviço público pensar-se continuadamente sob a ótica da mudança, a fim de que se possam atingir novos patamares gerenciais e novas culturas de administração pública. “Essa é a significação de gestão para resultados”, concluiu, Marilac.

Considerando a sociedade e o cidadão como uns dos pilares fundamentais, a mestre em Gestão Pública, Haley Almeida, o sistema de governança ideal deve estabelecer um planejamento que ouça continuadamente os usuários do setor público e o interesse da sociedade em geral. “Aqui é que se dá a agregação de valor no serviço público”, destacou.

A gestora pontuou também a prioridade que o Ceará dispensa ao desenvolvimento das pessoas. “Aqui, vocês têm priorizado a qualificação desse pessoal em todas as partes interessadas. E sem isso não conseguimos assegurar uma gestão por resultados”, afirmou.

Além das falas de Marilac e Haley, o seminário contou com a apresentação de dois casos de sucesso: “Processo de Planejamento do Ceará”, por Raimundo Meneses Júnior, coordenador de Planejamento da Secretaria de Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag); e “Gestão para Resultados: o caso bombaY – Hemoce”, por Natalícia Azevedo e Silva, coordenadora da Gestão de Qualidade do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce).

ascom@esp.ce.gov.br
Facebook: /espce