Camocim recebe formação em Urgência e Emergência

1 de dezembro de 2017 - 08:45

Sex, 01 de dezembro de 2017 12:37

A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), por meio do Centro de Educação Permanente em Gestão em Saúde (CEGES), realizou nos últimos dias 10, 11, 24 e 25 de novembro, o Curso de Práticas Docentes em Urgência e Emergência.

A formação foi ofertada para 21 profissionais, entre médicos e enfermeiros que atuam nas seguintes instituições do município de Camocim: Centro de Atenção Psicossocial 2 (CAPS), no Hospital Deputado Murilo Aguiar, Secretaria Municipal da Saúde de Camocim, Policlínia Coronel Libório Gomes da Silva e Escola Estadual de Educação Profissional M.E.S.S.

Os profissionais capacitados e aprovados, nesta turma, terão a possibilidade de participarem de mais 2 (dois) encontros presenciais, nos dias 15 e 16 de dezembro e, serão treinados para serem futuros facilitadores das próximas turmas que ocorrerão para os demais profissionais que atuam nas instituições de saúde dos municípios pertencentes à 16ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRES).

O Curso tem carga horária total de 60 horas e contempla, por meio de atividades teórico-práticas, os procedimentos assistenciais, direcionados às principais linhas de cuidado, recomendado pela Portaria nº1600, do Ministério da Saúde (MS), que reorganiza a Rede de Assistência em Urgência e Emergência.

As atividades realizadas em Camocim foram coordenadas pela enfermeira Ana Virgínia Mendonça e as aulas teórico-práticas foram ministradas pelos facilitadores Carlos Augusto Paiva e João Marcos Gadelha.

A formação objetiva, portanto, capacitar profissionais, de todas as categorias, que prestam serviços em instituições na área da saúde em todos os Municípios do Estado do Ceará, preparando-os para reconhecerem e prestarem os primeiros atendimentos em situações de urgência e emergência na rede de serviços, com vistas a prevenir falhas evitáveis e diminuir a morbimortalidade, relacionada à imperícia.

ascom@esp.ce.gov.br
Facebook: /espce