Seminário da ESP/CE debate a Excelência em Gestão

29 de novembro de 2017 - 05:52

Qua, 29 de novembro de 2017 09:42

A Escola de Saúde Pública do Ceará, por meio da Assessoria de Desenvolvimento Institucional (Adins), promove, no próximo dia 30, o II Seminário de Excelência em Gestão da ESP/CE, cujo tema central é “Gestão para Resultados”. O evento, que reunirá servidores públicos, acontecerá, no período de 8 às 13 horas, no Iracema Travel Hotel.

Voltado para os servidores públicos, o Seminário objetiva apresentar experiências exitosas relativas a gestão pública no Ceará, bem como debater conceitos que possam contribuir na melhoria dos resultados das ações desenvolvidas pela administração estadual.

A programação do Seminário constará das palestras sobre “Tirando a Excelência em Gestão do Papel”, por Marilac Coelho, gestora da Adins/ESP/CE, e “Liderança, Governança, Planejamento e Resultados”, por Haley Almeida, mestre em Gestão Pública. Além disso, serão apresentados dois casos de sucesso: “Processo de Planejamento do Ceará”, por Raimundo Avilton Meneses Júnior, coordenador de Planejamento da Secretaria de Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag); e “Gestão para resultados: o caso bombaY – Hemoce, por Natalícia Azevedo Silva, coordenadora da Gestão de Qualidade do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce).

Os servidores interessados em participar do Seminário devem fazer sua inscrição pelo email: adins@esp.ce.gov.br

Gespública

Um dos maiores desafios do setor público é de natureza gerencial. Isso fez com que se buscasse um modelo de excelência em gestão focado em resultados e orientado para o cidadão para guiar as organizações públicas em busca de transformação gerencial rumo à excelência e, ao mesmo tempo, permitir avaliações comparativas de desempenho entre organizações públicas brasileiras e estrangeiras e mesmo com empresas e demais organizações do setor privado.

Esse modelo de excelência em gestão, de padrão internacional, que expressa o entendimento vigente sobre o “estado da arte” da gestão contemporânea, é a representação de um sistema de gestão que visa aumentar a eficiência, a eficácia e a efetividade das ações executadas. É constituído por elementos integrados, que orientam a adoção de práticas de excelência em gestão com a finalidade de levar as organizações públicas brasileiras a padrões elevados de desempenho e de qualidade em gestão. O Modelo é atualizado e disseminado pelo Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização –(Gespública)

O Modelo de Excelência em Gestão Pública (Gespública), fruto da fusão dos antigos programas da Qualidade no Serviço Público (PQSP) e Nacional de Desburocratização (D), tem a missão de aumentar a competitividade do país, focando a excelência da prestação dos serviços públicos prestados aos cidadãos. De acordo com Gespública, o desempenho global das organizações públicas, que cultuam a eficiência de gestão tende a ser aferido por meio da aderência das práticas de gestão e consecução de objetivos e metas mensuráveis por indicadores desenvolvidos a partir da orientação estratégica dessas organizações.

O modelo utiliza oito critérios de avaliação da gestão de organizações públicas: Liderança; Estratégias e Planos; Cidadãos; Sociedade; Informação e Conhecimento; Pessoas; Processos; e, Resultados. Esses fundamentos e critérios são aferidos e analisados mediante o uso de padrões contidos no Instrumento de Avaliação da Gestão e Práticas de Gestão. Cada critério de excelência contém descrições de práticas de gestão reconhecidas como o estado da arte da administração pública.

Além de atender as premissas conceituais do modelo em si, algumas questões do ambiente devem ser consideradas pela organização pública na implementação das práticas de gestão como, por exemplo, as condições institucionais para o seu desenvolvimento e difusão, as condições culturais que sustentam aspectos da oferta e demanda por inovações, e o papel dos gestores na criação e implementação de novas práticas de gestão. Entende-se que, a fim de minimizar os efeitos da complexidade da gestão pública, a utilização de modelos de gestão tende a auxiliar às organizações do setor público na busca continuada por inovações.

ascom@esp.ce.gov.br
Facebook: /espce