Ctacs inicia formação na Macro Fortaleza

27 de novembro de 2017 - 11:09

Seg, 27 de novembro de 2017 15:05

 

 

 

 

 

 

A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), por meio da sua Diretoria de Educação Profissional em Saúde (Dieps), segue com sua agenda de aulas inaugurais do Curso Técnico em Agente Comunitário de Saúde (Ctacs) em todo o Ceará. E no último dia 30 de outubro, a instituição realizou o primeiro encontro da turma do município de  Itaitinga.
 
 
 
Participaram da cerimônia o superintendente da ESP/CE, Salustiano Pessoa; diretor da Fiocruz Ceará, Carlile Lavor; a médica e pesquisadora Ivana Barreto, além de demais gestores locais. Além desse município, o CTACS manterá outra turma da Macro Fortaleza na cidade de Pindoretama, cujas aulas também iniciaram-se no último dia 24 de novembro.
 
 

 

Ao todo, a turma de Itaitinga será formada por 86 Agentes Comunitários de Saúde (ACS) que atuam na cidade. Para o superintendente da ESP/CE, Salustiano Pessoa, o papel desses profissionais, sobretudo nas regiões onde atuam e vivem, é de extrema importância para a manutenção dos serviços de saúde em escala pública. “Esse é um curso que é de grande relevância também para a formação crítica de vocês”, afirmou, destacando a necessidade de entendermos saúde enquanto “bem-estar físico, mental e social”.
 
 
 

 

O diretor da Fiocruz Ceará, Carlile Lavor, parabenizou os profissionais que iniciarão o curso, ressaltando o valor da atualização dos conhecimentos dessa classe profissional em um cenário de agravo nos problemas de saúde em todo o País. “Os ACS conhecem de perto a realidade das famílias. E seu papel é muito importante”.
 
 
 

 

O gestor pontuou também a necessidade do trabalho em equipe dos diferentes atores institucionais nas áreas da saúde, da segurança pública e da assistência social. “Se todos trabalharem juntos, teremos uma Itaitinga melhor, com mais saúde e um Brasil mais feliz”, finalizou. 
 
 
 
Agenda
 
 
Nesta terça-feira, 28, o CTACS realiza nova cerimônia de aula inaugural em Guaramiranga. No total, a turma será formada por 15 profissionais que atuam no município. Já no dia 29, o curso inicia nova turma no município de Itapiúna, que contará com 45 novos ACS em formação. 
 
 
 
 
 
 

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE
ascom@esp.ce.gov.br
Facebook: /espce
Instagram: @espceara