2º Colóquio ESP debate saúde do homem

17 de novembro de 2017 - 12:31

Sex, 17 de novembro de 2017 16:31

 

 

 

 

A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), por meio da sua Assessoria de Desenvolvimento Institucional (Adins), realizará no próximo dia 23, quinta-feira, a segunda edição do Colóquio ESP – Saúde em Foco. Neste mês de novembro, o evento abordará o tema “Novembro Azul: Promoção da Saúde Integral do Homem. O encontro ocorrerá no Instituto JCPM de Compromisso Social, localizado no Shopping RioMar Fortaleza.
 

 

A iniciativa tem como principal objetivo fomentar uma discussão sobre a prevenção do câncer de próstata, estimulando o conhecimento sobre a promoção da saúde integral do homem, em ocasião à campanha Novembro Azul.
 

 

Aberto ao público, o evento tem início a partir das 10 horas e será debatido por Salustiano Gomes de Pinho Pessoa, especialista em cirurgia oncológica, cirurgia plástica e microcirurgia reconstrutiva e superintendente da ESP/CE; Dr. Vladmir Pinheiro de Oliveira, cirurgião oncológico e especialista em câncer urológico; e Dra. Clarissa Esmeraldo, psicóloga graduada e com mestrado pela UFC, psicanalista com formação no Corpo Freudiano Escola de Psicanálise.
 

 

Durante o encontro serão discutidas variáveis temáticas acerca dos desafios no combate ao câncer de próstata, além da distribuição de laços da campanha Novembro Azul. O evento conta com o apoio do Instituto João Carlos Paes Mendonça de Compromisso Social (IJCPM), do Shopping RioMar Fortaleza e da Fanor DEVRY Dunas.
 

 

O câncer de próstata é considerado o segundo mais comum na população masculina em todo o mundo. A maioria dos diagnósticos é constatada em homens acima dos 65 anos, e somente menos de 1% é diagnosticado em homens abaixo dos 50 anos.
 

 

Esse é um tipo de câncer que acomete a glândula da próstata, que faz parte do sistema reprodutivo do homem. Considerada uma doença silenciosa, pode demorar anos para se manifestar e os sinais costumam aparecer já na fase avançada.

 

Com o aumento da expectativa de vida mundial, estima-se que o número de novos casos aumente cerca de 60%. Para esse tipo de câncer, a estimativa é de 2.550 novos casos no Ceará, sendo 590 só em Fortaleza, segundo dados do Instituto do Câncer do Ceará – ICC.

 

Novembro Azul

Criado por um grupo de amigos australianos em 2003, o projeto – que tem o bigode como seu símbolo – tem o objetivo de conscientizar os homens sobre cuidados básicos de saúde e, principalmente, sobre a luta contra o câncer de próstata. 
 
No Brasil, a campanha tem como objetivo eliminar o preconceito masculino de ir ao médico e submeter-se ao exame de toque. A campanha tem uma grande adesão e intensa receptividade pelos mais diversos órgãos públicos e privados.  Entre as principais ações destacam-se as palestras educativas e eventos acerca da temática. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE
ascom@esp.ce.gov.br
Facebook: /espce
Instagram: @espceara